PRESENTE DIÁRIO

"ROUPA NOVA"

04 de junho de 2017
Leitura Bíblica: Colossenses 3.12-17
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem … e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus… (Ef 4.22a-24a).
Quando minha sobrinha de três anos começou a frequentar o jardim de infância, os pais dela mandaram para a família uma foto da pequena orgulhosa com o uniforme novo. Agora já se considerava “grande” (afinal, iria para a escola), e via-se no seu rosto a alegria pelo novo “status”. Ao lado dela, a irmãzinha de um ano, com o mesmo uniforme – no caso dela, a camiseta estava mais para vestido…
Em Colossenses 3.1, Paulo faz referência a uma nova etapa na vida dos cristãos. Crer em Jesus e no sacrifício que ele fez para reconciliá-los com Deus marca o início de uma nova fase, que o apóstolo descreve como “morrer e ressuscitar com Cristo”. Diante de uma mudança tão profunda, nada mais natural que recomendar também roupas novas que combinassem com sua nova condição.
Na leitura de hoje, Paulo descreve essas roupas: compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência… Jesus demonstrou a prática dessas atitudes durante o tempo em que conviveu com seus discípulos na terra. O cristão, como representante do Senhor, deve agir sempre como ele agiria (“em nome do Senhor Jesus”, v 17). A tal roupa nova não é fácil de usar. É cara (pode custar a perda de amizades) e às vezes não serve direito (pois envolve abrir mão da satisfação de desejos pessoais).
Por isso, Paulo resume: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor”. Quando procuramos imitar Jesus no amor que ele tinha pelas pessoas, acabamos descobrindo o que significa, no dia a dia, demonstrar todas as qualidades relacionadas no texto bíblico. E então, assim como a irmãzinha pequena imita a maior, também o cristão tentará imitar o seu Senhor em tudo. Às vezes a roupa pode ser grande demais ou desconfortável, mas a alegria e o amor a Jesus ajudam a lidar com essas dificuldades. – DK

Vida nova em Jesus não combina com as roupas velhas de uma vida sem ele.

Comentários