PRESENTE DIÁRIO

"CONVITE"

02 de julho de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 9.9-13
Eu não vim chamar justos, mas pecadores (Mt 9.13b).
O relato do convite feito a Mateus é fascinante. Um belo dia, assim como sempre fazia, Mateus dirige-se ao seu local de trabalho, onde passava o tempo cobrando impostos daqueles que por ali passassem. Não sabemos o quanto ele já havia ouvido sobre Jesus antes deste episódio, mas assim que este lhe faz um convite muito incisivo, “siga-me”, há uma decisão muito convicta de Mateus, que “levantou-se e o seguiu”.
Depois, na casa de Mateus, ocorre um encontro no qual tiveram uma refeição, acompanhados de outros publicanos (cobradores de impostos como o próprio Mateus) e outras classes de “pecadores”. Os publicanos não tinham na época uma fama muito boa, pois não raras vezes eram desonestos no seu trabalho. Por isso, era muito frequente a associação: “publicanos e pecadores”.
Não tardou muito para que os fariseus de plantão questionassem Jesus por comer com aquelas pessoas. Sua resposta, um tanto parabólica e enigmática, é que “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” (v 12). Jesus está sendo irônico com o seus interlocutores. Não estava querendo dizer que havia algumas pessoas totalmente saudáveis, que nem sequer precisavam da ajuda de um médico. Estava afirmando que há pessoas que não têm consciência da necessidade de serem ajudadas e da gravidade do seu estado.
Muitas vezes, o problema do ser humano não é apenas o seu pecado e consequente estado de debilidade espiritual, mas o fato de não compreender que necessita urgentemente da intervenção do único Médico que pode cuidar de sua alma. Muitas autoridades religiosas da época de Jesus eram assim; muitas pessoas em nossos dias também.
Enquanto não nos julgarmos suficientemente pecadores, não compreenderemos quão carentes da graça de Deus nós somos. É por isso que Jesus arremata afirmando: “Não vim chamar os justos (ou os que se acham justos), mas os pecadores”. – CK

Não somos justificados por nos acharmos justos, mas somente por Jesus, que sabe o quanto somos pecadores.

Comentários