PRESENTE DIÁRIO

"REBELDIA"

3 de julho de 2017
Leitura Bíblica: Ezequiel 2.1-3.3
Você lhe falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes (Ez 2.7).
Há na Bíblia histórias sobre profetas que Deus chamou para determinada missão e então tentaram se esquivar dela: Jonas fugiu de navio para o lado oposto ao que deveria ir. Moisés alegou dificuldade para falar. Isaías reconheceu ser homem de lábios impuros. Ainda assim, todos acabaram obedecendo. Ezequiel não arrumou desculpas para desobedecer a Deus, mesmo quando recebeu a estranha ordem de comer um livro. O Senhor queria que ele falasse com os israelitas, que tinham se rebelado contra Deus. Deixou bem claro que o trabalho seria difícil, mas também prometeu: “Quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela” (v 5). Ezequiel não precisaria ter medo nem se assustar diante de sua tarefa, pois sua obediência a Deus lhe garantiria a proteção do Senhor.
De fato, é difícil falar de Deus para pessoas que vivem longe do Senhor e gostam dessa independência. Nos dias do apóstolo Paulo também era assim, e ele orientou seu aluno Timóteo: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2Tm 4.2). O Senhor Jesus também alertou seus discípulos para o fato de que enfrentariam dificuldades (João 16.33). Isso continua valendo hoje: muitas pessoas não querem ouvir, desprezam ou zombam de quem leva a Palavra de Deus a sério. Em muitos países essa rejeição chega ao nível da perseguição física, de forma que os cristãos são obrigados a se esconder ou contar com prisão, tortura e morte caso resolvam falar de Cristo.
Ainda assim, o cristão não pode deixar de falar do que Deus faz na sua vida. Sobretudo, é preciso que seu modo de viver combine com suas palavras, pois assim valerá também para ele a promessa de Deus para Ezequiel: prestando atenção ou não às suas palavras, as pessoas saberão quem é filho de Deus. – ETA

O papel do cristão é testemunhar do amor de Deus em palavras e em ações, quer isso seja bem recebido, quer não.

Comentários