PRESENTE DIÁRIO

"DEUS É"

15 de julho de 2017
Leitura Bíblica: Naum 1.2-7
“[Deus] é o mesmo, ontem, hoje e para sempre (Hb 13.8).“
Ao estudar a Bíblia, alguns de nós pensam que Deus é diferente no Antigo e no Novo Testamento. Aparentemente, no Antigo Testamento Deus manifestava mais a sua ira e a sua justa punição contra o mau caminho do seu povo e das demais nações. Mas quando estudamos mais a fundo, encontramos muitas provas de que, mesmo naqueles dias passados, Deus já manifestava sua bondade para com os homens.
Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, mas foi bondoso e misericordioso ao fazer-lhes roupas adequadas com a pele de um animal. Deus executou juízo sobre uma geração completamente depravada e corrupta, mas não exterminou a humanidade, dando a Noé a tarefa de providenciar um novo começo depois do dilúvio. Deus atendeu às súplicas dos israelitas, libertando-os da escravidão do Egito. Depois continuou fiel, dando a terra prometida a Israel apesar da incredulidade do povo. E ainda poderíamos citar muitos outros exemplos da bondade de Deus.
Por não conhecê-lo bem, acabamos julgando seu caráter de forma errada. Em vez de procurar provar a existência de Deus, a Bíblia parte do fato de que ele existe e apresenta seus atributos. Ele compartilha alguns desses atributos com o ser humano (como amor, misericórdia, graça, bondade, etc.) por termos sido criados à sua imagem. Mas há muitas outras características que são exclusivas dele. Conhecê-las nos dará um conhecimento muito mais amplo e correto a respeito do Senhor. Por exemplo: sua onipresença, onipotência e onisciência nos tornam gratos e submissos. Sua transcendência (o fato de ser diferente e independente da sua criação) nos torna humildes. Ele é também eterno e imutável, e isso nos dá segurança e consolo, apesar das dificuldades e da nossa própria insuficiência. Sendo esse o nosso Deus, podemos entregar-nos a ele constantemente, sabendo também que “o Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam” (v 7). – INS

Estudar o caráter de Deus nos dará uma visão melhor a seu respeito, mas só a vida com ele nos fará conhecê-lo efetivamente.

Comentários