PRESENTE DIÁRIO

"UM BELO FUTURO"

26 de julho de 2017
Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.3-9
Nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada (Rm 8.18).
Quem de nós não sonha com sucesso nos estudos, na profissão, no amor e na vida social? Em ter um futuro tranquilo nesta vida? É bom ter sonhos que nos motivam a viver, mas podemos concordar que nesta vida nada é garantido. Até eventos e decisões simples podem mudar o nosso rumo. A filosofia do “comamos e bebamos porque amanhã morreremos” nos seduz a pensar que aproveitar esta vida ao máximo é tudo que importa. Mas será que é isso mesmo?
Os cristãos a quem Pedro escreve certamente tinham seus sonhos. Mas as dificuldades ameaçavam seu futuro. Passavam por provações destinadas a testar sua fidelidade (4.12). Sofriam difamações, ameaças e violência física. Os romanos estavam cada vez mais perplexos e hostis com o crescimento e a vida diferente dos cristãos, esse grupo ainda recente na vida do império. Como o apóstolo poderia encorajá-los naquela hora difícil? Na leitura bíblica de hoje, antes de lhes dizer como viver sua fé em tempos difíceis, o apóstolo dirige o pensamento deles para o futuro. Ele afirma que Deus, na sua misericórdia, os regenerou para que tivessem uma grande esperança, “uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” (v 4). É neste futuro que eles deveriam estar focados. Ao aguardar pela glória eterna, esta seria sua grande razão para alegrar-se em meio às incertezas do presente, às tristezas e todo tipo de provação.
Se há alguém com um futuro maravilhoso e eterno, é aquele que se reconciliou com Deus por meio da fé em Cristo. O horizonte de sua fé não se limita a este mundo passageiro, que será submetido ao juízo de Deus, mas alcança a eternidade. Por isso, Pedro exorta a mim e a você: “Coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado”(1.13b). – SVM

Os filhos de Deus têm um futuro maravilhoso reservado para eles, apesar dos seus sofrimentos do presente.

Comentários