PRESENTE DIÁRIO

"PROCRASTINAR"

03 de julho de 2017
Leitura Bíblica: Neemias 1.1-11
Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo … Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido (Ne 1.11b).
A maioria dos brasileiros é mestre em deixar tudo para o último momento: estudar para o concurso no último dia, declarar o imposto de renda na última hora, votar no último minuto e abrir mão dos seus direitos no último segundo. Isso sem falar nos assuntos relacionados ao Reino de Deus: querem sempre deixar para os últimos momentos da vida! Em geral a preocupação humana consiste em resolver as questões pessoais, enquanto seu relacionamento com Deus vai ficando para depois. O fato é que muitas pessoas tentam ter uma vida divertida e agradável durante toda a juventude, imaginando que só quando estiverem bem idosas, próximas da morte, precisarão buscar e agradar a Deus. Isso é procrastinar! A palavra vem do latim procrastinare, que é a união de pro (à frente) e crastinus (relativo a amanhã). Ou seja: “enrolar”.
Vale destacar que procrastinação é bem diferente de preguiça: enquanto a última é evitar trabalho, a primeira é, por exemplo, ter muitas tarefas a fazer e deixá-las para a última hora. A procrastinação está relacionada a uma divergência entre a intenção de trabalhar e a ação real de trabalho. Podemos dizer que há até mesmo procrastinadores viciados na sensação de prazo estourando: deixam tudo para a última hora porque gostam da adrenalina da urgência. O texto de hoje fala de Neemias, um homem que não procrastinou: em meio à notícia de uma cidade assolada por grande miséria e desprezo, ele chorou, orou, jejuou (v 4), mas também se dispôs e agiu (v 11). A ação de Neemias foi eficaz, eficiente e efetiva: em apenas 52 dias, reconstruiu todo o muro de Jerusalém (Ne 6.15).
Assim como Neemias, precisamos hoje buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, na certeza de que tudo o que necessitarmos será acrescentado (Mt 6.33). – DMS

Não deixe para depois o que você pode fazer hoje com e para Cristo.

Comentários