PRESENTE DIÁRIO

"DESCONTENTE"

11 de agosto de 2017
Leitura Bíblica: Jonas 4.1-11
Jonas ficou profundamente descontente [porque Deus não destruiu os ninivitas] e enfureceu-se (Jn 4.1).
Você já deve ter visto muitas pessoas descontentes. Pode ser que também você viva desse modo. O resultado do descontentamento não é bom. Ele geralmente surge por uma discordância de algo e nos tira o prazer em determinada situação. Em alguns momentos pode inclusive nos tirar a alegria de viver e, em casos mais extremos, fazer com que se chegue até a desejar a morte.
O texto de hoje é a parte final do livro de Jonas. Quando Deus ordenou que ele fosse para Nínive, sua primeira reação foi fugir. Os ninivitas era inimigos do seu povo, e por que levaria um recado de Deus a eles? Mais tarde, depois de alguns fatos marcantes, Jonas obedeceu ao Senhor e foi até a cidade pregar a mensagem divina, que era de juízo: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída” (3.4b). Ela impactou tanto os ninivitas que houve um profundo arrependimento; inclusive o próprio rei proclamou que todos deveriam abandonar seus maus caminhos, na esperança de que Deus tivesse misericórdia deles. E foi o que aconteceu: “Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado” (3.10).
Contudo, isso trouxe profundo descontentamento a Jonas, a ponto de ficar furioso com Deus e reclamar com ele. Do que ele reclamou? Da misericórdia, da paciência e do amor de Deus. Talvez Jonas ainda não tivesse entendido que ele era tão pecador quanto os ninivitas. A mesma misericórdia que Deus usou com aquele povo ele também usara com o profeta quando o salvou da morte no mar por causa da sua desobediência (1.17 e 2.10). Quando nos julgamos melhores que nosso próximo, é bem provável que vivamos descontentes, pois sempre estaremos vendo situações injustas. Contudo, diante de Deus somos todos iguais: pecadores afastados da glória de Deus e carentes da sua graça e misericórdia. – MP

Que Cristo nos ajude a olhar para nosso próximo com misericórdia e bondade. Não sou mais merecedor do amor de Deus do que ele.

Comentários