PRESENTE DIÁRIO

"SATISFAÇÃO"

Leitura Bíblica: Eclesiastes 2.1-26
Tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos (1Tm 6.8).
Qual é o propósito das coisas, o sentido da vida? O que é capaz de satisfazer o homem por completo? Muitos se sentem insatisfeitos e infelizes, e não raro atribuem isso a algo que não podem ter. Há aqueles que dizem: “ah, se eu tivesse mais dinheiro”, ou “se eu fosse famoso”; “quando eu casar”; “se minha família não tivesse tantos problemas”; “quando tiver um emprego melhor”; “se tivesse saúde”. Os “ses” que expressam uma condição não alcançada para a satisfação nunca terminam.
É impressionante como o ser humano sempre é insaciável nos desejos que ele pensa serem necessários para ser verdadeiramente feliz. Porém quando atinge esses objetivos e percebe que seu coração continua o mesmo, e a satisfação da conquista foi momentânea, ele só se torna ainda mais infeliz.
O autor de Eclesiastes chega à conclusão de que nenhum desejo realizado é capaz de satisfazer completamente o homem. Ele lista tudo o que conseguiu e alcançou. Chegou ao topo. Conquistou tudo o que se poderia imaginar: bens, riqueza, poder, mulheres, sabedoria. Alcançava o que desejasse. Mas qual sua conclusão? É tudo como correr atrás do vento. De que adianta tudo isso? Quem se lembrará dele no futuro? É tudo inútil.
Ele percebe (v 24) que o que vale a pena mesmo é poder comer, beber, encontrar prazer em seu trabalho e, acima de tudo, reconhecer que até essas pequenas coisas vêm de Deus. Um coração satisfeito é aquele que tem Deus em seu interior; assim encontrará o verdadeiro significado de sua vida, independentemente das condições exteriores.
Reconhecer que Deus está nas coisas simples do dia a dia ajuda a ter um coração grato, e um coração grato não fica por aí reclamando do que não tem. Quando encontramos o sentido da vida em Deus, todas as outras coisas e conquistas fazem sentido. Sem ele, nada nos satisfará. – IG

Só Deus pode dar sentido à vida e às nossas conquistas e sonhos.

Comentários