PRESENTE DIÁRIO

""PÂNICO"

17 de agosto de 2017
Leitura Bíblica: Salmo 143.1-12
O SENHOR ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados (Sl 145.14).
Talvez você nunca tenha chegado ao ponto do desespero descrito no texto de hoje. Porém, nos conturbados dias em que vivemos, muitos se sentem esmagados pelas pressões que sofrem frequentemente; desanimados por não ver saída ou qualquer esperança de melhora, cercados de inimigos e, por fim, em pânico (medo extremo que nos paralisa). Muitos então se perguntam se o cristão pode se sentir assim. Claro que sim! Quem vive com Deus não está isento de problemas, doenças ou sentimentos ruins: é bem provável que sinta angústia, medo, desesperança, dor… Além disso, em Jo 16.33b Jesus disse que “neste mundo vocês terão aflições” – aliás, que palavra apropriada! Mas quem crê em Deus tem a quem recorrer! Como o salmista, que buscou o Senhor em oração, expondo todos os seus sentimentos. Sua agonia é vista na pressa que tem por uma resposta divina (v 7). Perdido, pede a Deus que lhe dê uma direção segura.
Interessante que, em meio ao seu desespero, o autor do texto lembra-se do passado e do que Deus já fez. Além de buscar o Senhor, a recordação do quanto ele já nos ajudou e de sua fidelidade também pode acalmar nosso coração. Quando o presente está cheio de trevas, precisamos lembrar-nos de que nem sempre foi assim – houve luz, alegria, sustento. Quando as recordações da bondade de Deus conosco vêm à nossa mente, surge a pergunta: por que ele deixaria de ser fiel agora?
Se a vida pressiona você até que entre em pânico, busque a Deus! Somente ele pode acalmar nosso coração e nos ajudar, mostrando o caminho que devemos seguir. Entregue a Deus esses sentimentos ruins, confiante de que ele nos compreende e nos aceita como somos. Por fim, lembre-se do final do versículo de Jo 16.33: “Tenham ânimo! Eu venci o mundo!” É Deus quem nos dá a coragem para prosseguir e enfrentar nossos problemas, pois estará ao lado de seus filhos aconteça o que acontecer. – VWR

“Ninguém cai mais fundo do que para dentro da mão de Deus” (citação anônima)

Comentários