PRESENTE DIÁRIO

"CONSOLADOR"

06 de agosto de 2017
Leitura Bíblica: Filemom 4-17
Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, por que você, irmão, tem reanimado o coração dos santos (Fm 7).
Os estudiosos do comportamento humano atual estão faturando alto em nossos dias. Livros publicados sobre o tema “relacionamentos” chamam atenção. O humor, as escolhas, o comportamento social tornaram-se objeto de estudos. Há gente de todo tipo, desde os que não conseguem manter relacionamentos saudáveis com ninguém àqueles que, como Filemom, a quem Paulo se dirige no texto lido hoje, são conhecidos por seu amor pelas pessoas à sua volta.
Na prisão, Paulo encontrou um escravo fugitivo e conquistou-o para Cristo. Tratava-se de Onésimo, servo de seu querido amigo Filemom. Então Paulo, um mestre em relacionamento, começa a preparar o terreno para que Onésimo voltasse à casa de seu senhor. Ainda que fosse escravo, agora era também irmão em Cristo. Por isso, Paulo pede que Filemom o receba de volta como se o servo fosse o próprio apóstolo. Confiava que o bom relacionamento que tinha com seu amigo não teria sofrido com a distância, e que Filemom continuaria a agir de forma a trazer alegria e consolação para o coração de Paulo.
Atualmente os relacionamentos entre amigos, casais, irmãos, pais e filhos são tão frágeis que o outro, mesmo quando é do mesmo sangue, é tratado como objeto descartável. É frequente ler notícias de familiares e amigos que, por ninharias e sem qualquer piedade, tiram a vida do outro. Os cristãos precisam ser exemplares no seu relacionamento com o próximo: o mundo de hoje precisa de pessoas como Filemom, a quem Paulo chama de “reanimador do coração dos santos”. Levar consolo e encorajamento é uma atitude difícil. Ela requer deixar de olhar para o próprio umbigo e olhar para o outro, colocando-se no lugar dele. É preciso amá-lo e ver nele alguém criado por Deus e amado também pelo Senhor. Ao que tudo indica, Filemom era especialista nisso. – MJT

Encorajar o outro não depende da nossa disposição, mas de uma decisão consciente de lhe fazer o bem.

Comentários