PRESENTE DIÁRIO

"RISOS"

18 de setembro de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 21.1-7
Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo” (Gn 21.6).
Sara era estéril, e ela e seu marido já tinham idade avançada quando Deus prometeu dar Canaã aos seus descendentes (Gn 12.4,7). Imagine o que tal promessa provocava na mente do casal. Ter um filho parecia impossível aos olhos de todos. Em certo momento, parece que Abraão duvida e até demonstra impaciência e indignação com Deus quando diz: “Tu não me deste filho algum!” (Gn 15.3a). Depois ele acreditou que seria pai, mas será que a mãe tinha de ser a esposa? O casal resolveu dar seu “jeitinho”, e Abraão teve um filho com Agar, serva de Sara (Gn 16). Pensou que Deus faria de Ismael seu herdeiro, mas o Senhor reafirmou que seu povo viria de um filho de Sara. Abraão riu e questionou-se mais uma vez. É interessante que o nome “Isaque” lembraria para sempre todas as dúvidas daquele casal, pois significa “ele riu”. Sara não ficou para trás e também riu da promessa (Gn 18.12).
Porém, no texto de hoje, o riso deixou de ser motivado pela dúvida ou incredulidade. Diante daquele casal idoso estava o bebê prometido – um testemunho vivo de que Deus cumpre suas promessas. Qualquer um que visse Sara amamentando ou Abraão cuidando de seu menino saberia disso e se alegraria com eles. Agora o riso de Sara era de imensa alegria em poder dar um filho ao marido. Nos tempos bíblicos, as mulheres estéreis eram desprezadas e humilhadas por não cumprir o que se acreditava ser sua principal função como esposa: ter filhos. Deus mudou sua história por meio de um milagre, e agora ela ria porque estava grata a ele.
Esta história serve-nos de lição: quantas vezes também duvidamos das promessas divinas, apesar de ler na Bíblia que ele já cumpriu várias delas? Quantas vezes rimos diante da impossibilidade de algo e fomos surpreendidos por Deus com sua realização? Precisamos confiar mais em Deus e deixar para rir de alegria quando ele cumprir suas promessas! – VWR

Crer e esperar nas promessas de Deus dá motivo para muita alegria!

Comentários