PRESENTE DIÁRIO

"INGRATIDÃO''

25 de setembro de 2017
Leitura Bíblica: Jeremias 2.4-8
Assim diz o SENHOR: “Que falta os seus antepassados encon-traram em mim, para que me deixassem, e se afastassem de mim?” (Jr 2.5)
Essa pergunta poderia ser feita a qualquer um no mundo de hoje. Tudo o que o homem faz – filosofias, projetos, entretenimentos, religiões, economia – é utilizado para fugir de Deus.
A continuação do verso em destaque diz da comunidade de Jacó: “seguiram ídolos sem valor”. No mundo de hoje Deus pode dizer o mesmo da maior parte da humanidade. A seguir o profeta afirma que o Senhor não foi procurado. Quem hoje procura o Senhor e por que o faz? Procuram-no por interesse pessoal. Parece que Deus só será buscado e obedecido se suprir todas as necessidades e vaidades dos homens. Todos os que perguntarem pelo Senhor deveriam enumerar as bênçãos que ele já lhes propiciou: vida, família, saúde, cuidados, alimentação, ajuda de profissionais a nos socorrer, desconhecidos que Deus transforma em seus servos para nos atender. Faça uma lista das coisas que o Senhor já lhe proveu. Não esqueça de nenhum detalhe. Horas, dias e semanas não serão suficientes.
Neste texto encontramos o Senhor sofrendo acusações falsas, esquecimento das maravilhas operadas a favor do povo escolhido, da provisão de uma terra onde havia alimento farto. Ele merecia isso?
Deus observa que os responsáveis em liderar o povo escolhido eram todos infiéis. Sacerdotes, intérpretes da lei, profetas, todos faltaram com seus deveres. Vamos a uma lição do Senhor Jesus. Ele estava diante do túmulo de Lázaro. Sabia que, ressuscitando-o, despertaria o ódio dos seus inimigos, mas ainda assim deu graças ao Pai, dizendo: “Eu te agradeço porque sempre me ouves” (Jo 11.41). Como é difícil obedecer a Deus e agradecer-lhe quando sabemos que isso nos trará sofrimento. A ingratidão para com Deus é irmã gêmea da incredulidade. É grave porque demonstra falta de amor a ele, e o amor a Deus é o maior de todos os mandamentos. – MJT

Se tivéssemos de pagar pelo ar que respiramos durante nossa vida, qual seria o tamanho da dívida?

Comentários