PRESENTE DIÁRIO

"CONTENTAMENTO"

04 de setembro de 2017
Leitura Bíblica: Filipenses 4.10-14
Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.13).
Como o versículo em destaque tem sido maltratado! Ele tem sido utilizado fora do contexto como uma espécie de amuleto para gente que considera a fé em Jesus Cristo um jeito de passar pela vida imune aos problemas. Definitivamente o texto não é a respeito de como vencer obstáculos.
Quando escreveu essa carta, Paulo estava preso, e você pode perceber nas entrelinhas do texto que estava passando privações; aliás, ele estava justamente agradecendo aos filipenses o envio de uma doação. Mas exatamente aqui podemos aprender o segredo da felicidade, o “contentamento”, a capacidade de não depender das circunstâncias.
Em outras cartas, Paulo fala da carreira que persegue como prioridade na vida, traduzível como discipulado cristão: uma espécie de curso que dura toda a vida, no qual cada cristão está matriculado para aprender a tornar-se parecido com Jesus. Contentamento é uma das óbvias qualidades do Senhor; afinal, nenhum outro homem foi tão feliz e realizado quanto Jesus de Nazaré, apesar de mal ter o que comer e onde dormir e viver uma vida curta destinada à traição e à cruz. Paulo nos diz que aprendeu a estar contente em qualquer que seja a circunstância. Isto se aprende! Como? Andando com Jesus!
Mas, diz o apóstolo, vocês fizeram bem em enviar sua doação. A modificação das circunstâncias é bem-vinda, porém não dependo delas para estar contente. Meus olhos estão fixados mais além.
Há quem pense que a conversão a Cristo é o jeito para ter vida vitoriosa segundo o mundo: emprego, dinheiro, casa, carro, saúde, relacionamentos… Mas ser cristão é andar com Jesus para aprender a ser como ele, e isto inclui saber lidar com circunstâncias adversas sem se abater. Impossível? Não! Naquele que me fortalece tenho poder para estar contente seja qual for a circunstância, pois enxergo mais além. – MHJ

Prefiro as circunstâncias agradáveis, mas posso ter contentamento mesmo quando as condições são diferentes do desejável.

Comentários