PRESENTE DIÁRIO

''INDEPENDÊNCIA É MORTE"

07 de setembro de 2017
Leitura Bíblica: 1 Samuel 13.5-15
Acaso tem o SENHOR tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? (1Sm 15.22a)
Samuel, o grande juiz e profeta de Israel, teve vários diálogos ásperos com o rei Saul. A causa foi sempre a atitude de Saul em agir de forma independente da vontade de Deus. Nós, brasileiros, comemoramos todos os anos no dia 7 de setembro a independência de nosso país. Ficou célebre a frase de D. Pedro I na hora da proclamação: “Independência ou morte!”. Bem, apesar da frase grandiosa, D. Pedro sabia que não estava arriscando sua vida ao proclamar nossa independência, até porque seu pai, o rei português D. João VI, já havia preparado aquele evento.
Já quando nós agimos como Saul e queremos ser independentes de Deus, não será mais uma escolha entre independência ou morte, mas aí a frase deveria ser: “Independência é morte”.
Foi o que aconteceu com Saul, que escolheu reger sua vida a seu modo e tentava justificar seus atos em função disso. Desobedecia a Deus e depois tentava negociar com o Senhor. O estratagema nunca deu certo. Essa atitude custou-lhe primeiro o apoio de Samuel, depois o reino e finalmente a própria vida – e todos os personagens bíblicos que assim agiram pagaram o mesmo preço. Basta ver a lista de desgraças causadas por reis de Israel que se afastaram do Deus vivo. Alguém que se recusa a prestar contas a Deus não precisa morrer fisicamente por causa disso, mas a morte espiritual sempre será o resultado porque nos separa da fonte da vida. Finalizando, olhemos para os acontecimentos ao nosso redor. Onde estão os líderes e pessoas em geral que pautam sua vida na dependência de Deus? Há só uma esperança: buscar em cada detalhe viver sob a orientação de Deus e jamais pretender trocar a obediência a ele por sacrifícios ou realizações próprias quaisquer. – MJT

Experimente vida abundante vivendo na dependência de Deus, a fonte da vida.

Comentários