PRESENTE DIÁRIO

"RECONSTRUÇÃO''

17 de setembro de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 11.1-9
Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! (At 2.11b)
A narrativa da construção da cidade e da torre de Babel e a consequente confusão das línguas ensina muitas lições importantes. Dentre elas, creio que uma das principais é a frustrante tentativa de exaltarmos o nosso próprio nome a qualquer preço, pois o resultado disso, via de regra, é confusão e ruína. Babel não é apenas símbolo da confusão de línguas, mas da confusão de intenções; de uma relação desregrada com a vida e, principalmente, com Deus (o autor da Vida). Aqueles homens queriam fazer seu nome grandioso e desafiaram o Senhor.
Deus, todavia, tem o poder de transformar o caos por intermédio da ação poderosa e restauradora do seu Espírito. Em Atos 2, lemos que quando tudo estava confuso por causa da morte, ressurreição e ascensão de Jesus e os discípulos ainda temiam o que lhes aconteceria, o Espírito Santo foi derramado sobre eles e começaram a anunciar as grandezas de Deus nas línguas de todos os povos que estavam presentes na festa de Pentecoste. Lá, a confusão iniciada em Babel dá lugar à compreensão da mensagem que o Espírito Santo comunica; povos são novamente unidos e o amor de Deus por toda a humanidade (e não apenas por um povo) começa a ser proclamado. O caos se transforma em ordem, e reconstrói-se o que a megalomania humana e o pecado destruíram. É edificada não uma torre de vanglória, mas uma ponte de comunicação de Deus com os homens. Em vez da incompreensão de Babel, o derramamento do Espírito trouxe o entendimento das maravilhas de Deus!
Mesmo quando nossa vida parece caótica e sequer conseguimos entender a nós mesmos ou o que acontece ao nosso redor, o Espírito Santo vem com o poder de trazer ordem e restauração para dentro da nossa vida, da nossa percepção de mundo e nos conduzir por novos caminhos de compreensão mútua e paz com Deus! – WMJ

Se tudo está confuso em sua vida, entregue-a nas mãos de Deus: ele vai reconstruí-la!

Comentários