PRESENTE DIÁRIO

"PALAVRAS DE DESPEDIDA"

30 de outubro de 2017
Leitura Bíblica: Deuteronômio 31.1-8
O próprio SENHOR irá à sua frente e estará com você (Dt 31.8a).
No texto de hoje, o grande líder Moisés reconheceu que já não tinha mais condições de continuar guiando o povo de Israel. Deus revelara que ele não conduziria o povo para dentro da Terra Prometida. Então, dirigiu-se ao povo e a Josué, seu sucessor, para deixar suas últimas instruções.
Aos israelitas, Moisés relembrou as promessas divinas de que Canaã seria conquistada por eles, dando em seguida uma palavra de encorajamento: não precisavam ter medo das nações que ali habitavam, pois o Senhor iria com eles (v 6). Também exortou Josué para que fosse “forte e corajoso” ao guiar o povo na conquista e na divisão da terra; disse que o Senhor estaria com ele e não o abandonaria jamais, por isso não havia motivos para desanimar (v 7-8). Assim, “passou o bastão” da liderança encorajando seu sucessor e demonstrando confiança nele, para mostrar ao povo que este poderia segui-lo da mesma forma como havia seguido o próprio Moisés.
E você, já refletiu sobre o que faria se estivesse na situação de Moisés? Você está preparando alguém para assumir seu cargo no trabalho e orientando sua família para quando for preciso ausentar-se por algum motivo (doença, aposentadoria, mudança, etc.)?
Quanto ao trabalho, é preciso treinar alguém para que tal pessoa esteja preparada para assumir a sua posição quando isso for necessário. Quanto aos seus familiares, se você vive com Deus pode encorajá-los a permanecer no mesmo caminho que você trilhou, confiando que o mesmo Deus que está com você estará também com eles, se com fé entregarem suas vidas a Cristo. Por fim, na hora da despedida é bom lembrar o Salmo 90.1-2: “Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”. – MM

Confiança e fé em Deus são bases sólidas para encorajamento nas despedidas.

Comentários