PRESENTE DIÁRIO

"VIRAR CRIANÇA"

08 de outubro de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 18.1-5
Acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança (Sl 131.2).
É divertido perguntar às crianças o que querem ser quando crescerem e ouvir suas respostas para futuros “sonhos” profissionais. Quando nos tornamos adultos, deveríamos nos fazer essa pergunta novamente, mas com outro foco: o que gostaríamos de ser agora que somos adultos? Como posso “ser algo quando crescer” se já cresci? Como posso mudar minha forma de ver o mundo e a vida? Em nosso texto, Jesus propõe uma reviravolta social e teológica: ele exalta a criança – que não tinha valor nem voz em sua época – e transforma-a em alvo de vida a ser buscado pelo adultos, pelo menos do ponto de vista da espiritualidade e da simplicidade no coração.
Queremos tanto deixar de ser crianças quando pequenos, e Jesus nos convida a voltar no tempo e nos fazer como uma delas se quisermos verdadeiramente participar do seu Reino. E mais, ele conecta a “conversão” com o “tornar-se criança”. Em outras palavras, não dá pra ser um seguidor de Jesus de fato se continuarmos achando que somos os melhores, que estamos sempre certos, sendo os espertalhões céticos e desconfiados, cheios de empáfia, hipocrisia, preconceitos e superioridade tão comuns aos adultos. Tornar-se como criança está longe de ser infantil. É, sim, talvez o maior desafio que um adulto pode ter: o de desfazer-se de seu sentimento de grandeza e complexidade e voltar a contentar-se com o pouco e o anonimato que nos fazem felizes diante de Deus. Crianças não perdem tempo tentando provar que estão certas, elas querem apenas brincar e se divertir. Adultos que seguem a Jesus não precisam provar que estão certos, nem precisam ser os mais importantes, basta-lhes viver a vida de maneira leve e plena seguindo os passos do seu Mestre. Seja simples assim para você crescer como um verdadeiro adulto! – WMJ

Ser criança diante de Deus é não se preocupar com nada e ser feliz com tudo!

Comentários