PRESENTE DIÁRIO

"CULTO"

20 de outubro de 2017
Leitura Bíblica: Deuteronômio 12.1-7
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hb 10.25).
A adoração a Deus não se restringe à reunião dos cristãos num determinado local, muito menos às músicas que cantam. Ela abrange toda a vida, todos os dias, em qualquer lugar e hora. Porém, muitos têm abandonado suas comunidades cristãs para buscar a Deus sozinhos – assistindo a algum programa evangélico ou selecionando seus textos bíblicos preferidos. Pensam que não precisam de outros para adorar a Deus.
Cada cristão é templo do Espírito Santo (1Co 3.16), mas isso não significa que não seja necessário fazer parte de uma igreja e frequentar seus cultos. Ninguém tem todos os dons, então precisamos de outros para que o Corpo de Cristo esteja completo. É no culto que podemos compartilhar o que Deus tem feito em nossas vidas, orar uns pelos outros, abraçar, cantar juntos e aprender o que a Bíblia ensina – não aleatoriamente, mas sob a orientação divina adequada a todos os ouvintes. Participar do culto público é um privilégio, pois ali compreendemos que precisamos da ajuda dos outros para crescer espiritualmente.
No texto de hoje, Deus mostra que devemos ter cuidado com a adoração, pois ela não pode ser feita de qualquer maneira. O local seria o adequado para ele – e não para os adoradores. Nossa casa pode ser mais confortável, mas isto não é o que importa. Além disso, a adoração ao Deus verdadeiro nada tem a ver com o que era oferecido aos falsos deuses. Mais uma vez compreendemos que, por mais que nosso desejo seja adorar a Deus, é ele que determina a forma como isso deve acontecer. Não adianta buscar “inovações” se elas não agradarem ao Senhor (veja o v 8). O segredo de um culto agradável a Deus é que ele seja conforme o próprio Senhor ordenou. É na Bíblia, e não em nossas próprias ideias, que deve ser buscado o padrão para a adoração. – VWR

No culto, Deus convida para um banquete – e este requer companhia.

Comentários