PRESENTE DIÁRIO

"PAZ"

19 de novembro de 2017
Leitura Bíblica: Juízes 8.28-35
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança (1Pe 3.11).
A história de Israel sempre foi conturbada. Quando o povo chegou a Canaã, teve de lutar contra muitas nações nativas para conquistar a Terra Prometida. Eram tempos de muitas guerras e uma organização social bastante diferente da nossa. Nesta época, Israel foi conduzido por uma série de líderes militares (chamados de juízes). Quando um deles seguia a Deus, o povo gozava de paz e prosperidade. Quando não, sofria. Gideão foi um juiz de destaque. Confiava em Deus e procurou seguir suas ordens na hora de combater os inimigos. O resultado disso foi um período de paz em Israel que durou 40 anos, até que Gideão morreu. Enquanto viveu, Gideão promoveu a paz em Israel.
Promover a paz nem sempre é fácil. A maioria de nós não exerce um cargo de comando no governo para poder promover a paz no país, mas todos nós fazemos escolhas diárias que podem trazer paz ou provocar conflitos, desde as instâncias individuais até as coletivas: em casa, com a família, na igreja, no trabalho, na reunião do condomínio ou nas diversas interações sociais. Deus espera que busquemos a paz onde pudermos. Promovemos a paz quando não revidamos nem caluniamos, quando não alimentamos fofocas, quando não agimos com brutalidade no trânsito, quando devolvemos uma palavra branda a uma provocação maldosa, quando não incitamos brigas, quando não tomamos partido numa disputa que visa fortalecer uma pessoa em detrimento da outra. Jesus disse que seríamos felizes quando promovêssemos a paz (Mt 5.9).
Não vivemos mais num ambiente de guerras, como Gideão. Ainda assim, cabe a cada um de nós pagar o preço para que haja paz em lugar de violência ou agressividade. Claro que isso é diferente de conformismo e passividade. É uma escolha! E ela está diretamente ligada à nossa comunhão com Deus e com o controle que o Espírito Santo tem – ou não – sobre nossas decisões. Seja você também um promotor da paz! – WMJ

No que depender de mim, hoje vou espalhar paz ao meu redor.

Comentários