PRESENTE DIÁRIO

"FOME E PECADO"

21 de novembro de 2017
Leitura Bíblica: 2 Reis 6.24-30
Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento (Mt 5.21).
A história relatada na Bíblia é muito bárbara, difícil de acreditar; afinal, é inadmissível o que aquelas mulheres fizeram. Ao que parece, o povo estava passando uma fome que talvez estivesse tão grande que as tenha deixado completamente fora de juízo e controle. A questão que pode ser levantada aqui não era a fome e sua causa, mas aquela criança que foi “usada”. Por que tantas vezes os adultos acham que as crianças não são importantes, que elas não têm valor, que são meros “objetos” à disposição dos adultos? Por que não surgiu ninguém ali naquela situação, naquele povo, que se levantou para proteger aquela criança? Porque a mãe não disse: “Podem matar a mim para saciar a fome do povo, mas não toquem na criança?” Até quando os adultos tomarão suas decisões sem levar em conta que a criança tem vida em si, e que precisa ser respeitada nos seus direitos? Direito até de viver!
Talvez achemos que esta situação bárbara é coisa de antigamente. Mas hoje também acontecem verdadeiras atrocidades, que nem merecem ser alistadas aqui.
Ao presenciarmos violências contra as crianças, não podemos nos calar. Precisamos agir e fazer todo o possível para ajudar e proteger os indefesos, custe o que nos custar!
Leia estes capítulos de 2 Reis e maravilhe-se com o poder de Deus e toda a grandiosa salvação que proveu (5.1-19). Não se deixe entristecer apenas com um sentimento de pena e pesar pelo que aconteceu com aquela criança por causa do pecado do povo. Olhe para tantas coisas que Deus fez por intermédio de Eliseu e pelos que se deixam usar para o bem dos outros, e escolha ser também alguém que viva para falar a verdade, para agir da forma correta em prol daqueles que precisam de ajuda! – ACS

Deus dá a vida: não a tiremos de ninguém!

Comentários