PRESENTE DIÁRIO

"DEMORA EM TEMER"

13 de novembro de 2017
Leitura Bíblica: Atos 5.1-11
Aquele que tem ouvidos, ouça (Mt 13.43b).
As formas como os seres humanos passam a temer a Deus são as mais variadas possíveis. Não existem fórmulas específicas. Em sua soberania e do seu jeito, Deus busca o homem. Há pessoas que creem em Jesus Cristo ouvindo a pregação da Palavra de Deus ou lendo um livro; outras, após sofrer um acidente, e há até algumas que chegaram à fé em coma na UTI de um hospital. Fato é que Deus busca a cada um individualmente.
O que isso tem a ver com o texto de hoje? Quero chamar a atenção para o v 11: “Grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos”. Esse “temor” não é necessariamente o que sente quem crê em Jesus, pois para muitos talvez tenha sido apenas um espanto diante do acontecido. Ao que tudo indica, Ananias e Safira eram muito unidos. Porém, essa parceria teve um alvo errado. Fizeram algo que Deus nem pediu que fizessem, talvez com o intuito de impressionar quem estava em volta. Em sua misericórdia, Deus, que trata a todos individualmente, concedeu-lhes a chance de se redimirem, assumindo o erro. Porém, por não temerem a Deus genuinamente, mentiram e isso resultou em tragédia.
É interessante observar, contudo, que Deus usa esse triste fato também para atrair pessoas a si. Como já mencionado, não sabemos que tipo de temor sobreveio àqueles que ouviram sobre esse acontecimento. Qualquer coisa que dissermos é mera especulação e imaginação. Mas o que podemos fazer é pensar com temor nos acontecimentos tristes e trágicos que nos rodeiam. Penso que Deus não provoca tragédias para falar com as pessoas; entretanto, seu amor e desejo de ter um relacionamento com o ser humano é tão grande e seu conhecimento sobre nós é tão perfeito que ele sabe o que nos toca profundamente. Assim, usa os fatos para “falar”. Podemos resumir isso no versículo e m destaque – uma frase do próprio Senhor Jesus Cristo! – ADH

Deus fala a qualquer momento. Para ouvi-lo é necessário apenas ouvidos e coração abertos.

Comentários