PRESENTE DIÁRIO

"AMIGO"

26 de novembro de 2017
Leitura Bíblica: Provérbios 17.17
O olhar de amigo alegra ao coração (Pv 15.30a, ARA).
Quando se fala em amizade, certamente você se lembra de alguém em especial. Amigo é aquela pessoa a quem você abre o coração confiando os segredos mais íntimos; é alguém que você gostaria que estivesse ao seu lado em todo lugar. Infelizmente, hoje em dia há muitos que são apenas amigos virtuais, ou seja, não há uma profundidade no relacionamento.
O texto de hoje mostra que o amigo verdadeiro na adversidade torna-se como um irmão. Entretanto, na Bíblia vemos que alguns se decepcionaram com seus amigos. O apóstolo Paulo teve experiências difíceis com pessoas que considerava amigos. Ao final de sua vida, ele diz para Timóteo: “Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo … Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram” (2Tm 4.9-11a e 16a). Há também alguns amigos que andam conosco, porém não são confiáveis. O próprio Jesus teve pessoas assim ao seu lado e, no final de sua vida terrena, um dos seus amigos o negou, outro o traiu e muitos o abandonaram no momento mais difícil.
Felizmente, num mundo com tantas fragilidades nos relacionamentos, existe alguém que quer ser seu amigo verdadeiro: Jesus, o Filho de Deus. Ele é tão especial que deu a própria vida por você, antes mesmo que você o conhecesse (Jo 15.13). Para tornar-se seu amigo, basta crer. Depois, a amizade é demonstrada pela obediência: “Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno” (Jo 15.14). Alguns personagens bíblicos foram considerados amigos de Deus porque creram e obedeceram – um exemplo é Abraão (Tg 2.23). Mesmo que você tenha muitos amigos, “não existe nada melhor do que ser amigo de Deus” (como diz uma canção). Experimente e comprove! – MZK

Jesus é o único amigo que nunca vai nos decepcionar.

Comentários