PRESENTE DIÁRIO

"PRESENÇA"

30 de dezembro de 2017
Leitura Bíblica: Êxodo 33.7-14
Busquem o SENHOR en-quanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto (Is 55.6).
Enquanto escrevo este texto, acompanho, com muita tristeza, o êxodo do povo sírio para a Europa. Creio que no meio daqueles milhares de viajantes também haja alguns que clamam a Deus, para que eles os proteja de todo mal, perigo e violência. Como cristãos sabemos que Deus ouve as orações dos aflitos e desesperados. Afinal, no passado ele ouviu o clamor do povo de Israel, tirando-o da escravidão no Egito para levá-lo à Terra Prometida, onde viveria como povo escolhido de Deus.
Na caminhada para lá, passando pelo deserto escaldante sob a liderança de Moisés, era preciso ensinar o povo a adorar somente a Deus e a viver diariamente na presença dele. Os israelitas tinham de aprender o que significava amar ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças (Dt 6.5). Seu principal objetivo de vida era viver de forma a agradar e honrar a Deus. Isso aconteceria se eles criassem o hábito de viver na presença do Senhor, isto é, de buscar fazer sua vontade o tempo todo. No texto da leitura vemos que Deus conversava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Sua presença era real na vida deste líder, e o povo tinha a oportunidade de aprender pelo seu exemplo.
Viver na presença de Deus em todas as circunstâncias é um exercício diário. Quem decide obedecer a Deus precisa entender que sua vida passa a pertencer ao Senhor. Isso implica, por exemplo, não realizar nenhuma tarefa, qualquer que seja, sem consultá-lo. Durante a caminhada no deserto o povo tinha um sinal visível de que o Senhor ia adiante deles – uma nuvem de dia ou uma coluna de fogo, à noite (Êx 13.21). O cristão também sabe que o Senhor está presente no dia a dia. Ao praticar essa atitude de vida em nossas atividades cotidianas também aprendemos a reconhecer os sinais de sua presença, isto é, as formas como ele nos demonstra sua graça e nos presenteia todos os dias. – JG

Deus está sempre presente, e a nossa obediência a ele abre nossos olhos para essa realidade.

Comentários