PRESENTE DIÁRIO

"ABA"

02 de janeiro de 2018
Leitura Bíblica: Gálatas 4.1-7
Indo um pouco mais adiante, [Jesus] prostrou–se e orava…”Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres” (Mc 14.35-36).
Meu amigo cabeleireiro frequenta uma pequena igreja onde ainda se fala a língua aramaica. Quando conversamos sobre a fé cristã, ele sempre se refere a Deus usando a palavra Aba, que em aramaico significa Pai. É um termo afetivo, usado quando uma criança fala com seu “papai”. Jesus usou Aba várias vezes quando orava. Ele falou com Deus como uma criança conversa com seu pai. No Getsêmane ele disse “Aba Pai…afasta de mim este cálice” (Mc 14.36), suplicando por livrá-lo do sofrimento; na cruz ele usou a mesma palavra quando orou pedindo que o Pai perdoasse aqueles que o crucificavam porque não sabiam o que estavam fazendo (Lc 23.34). Os quatro evangelhos afirmam que Jesus chamou Deus de Pai. Um erudito cristão diz que em nenhum lugar no Velho Testamento lemos que os judeus tenham usado a palavra Aba para se referir a Deus. Era uma nova maneira que Jesus introduzia de uma pessoa relacionar-se intimamente com Deus. Uma forma única e nova de se expressar na oração.
Jesus estava ensinando o cristão a empregar habitualmente “Aba, Pai” em suas orações. No momento íntimo e diário com Deus, em oração, ele tem a liberdade de usar esse termo. Desde o momento em que começa a seguir o Senhor Jesus Cristo, ele passa a ser filho de Deus, pois o Espírito Santo veio fazer residência em seu coração. É o Espírito dentro de você que o leva a clamar “Aba, Pai” porque você não é mais escravo da vida do mundo, mas filho e, portanto, também herdeiro. É Deus quem faz isso em sua vida, não porque você mereça essa posição privilegiada diante dele. Você não tem capacidade para realizar algo que possa comprar a sua reconciliação com Deus. Jesus fez isso por você na cruz, e agora o poder da graça de Deus toca a sua vida. – JG

“Aba, Pai”, que minha vida imite a do teu Filho Jesus.

Comentários