PRESENTE DIÁRIO

"ANGÚSTIA"

08 de fevereiro de 2018
Leitura Bíblica: Salmo 77.1-20
Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! (Sl 77.2)
Não se sabe exatamente o que havia acontecido ao autor do texto que você acabou de ler. Teria vivenciado alguma tragédia? Ele estava perplexo, angustiado, inconsolável. Lembrava-se de Deus em sua meditação e seu espírito desfalecia. Ele chega a fazer alguns questionamentos: “Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão?” (vs.7-9).
Mais cedo ou mais tarde, corremos o risco de passar por sérias dificuldades como as descritas pelo autor do Salmo. Neste exato momento, talvez você esteja desesperado, passando por algum tipo de preocupação ou com problemas que parecem não ter solução e se sentindo inconsolável. Nesta situação, o salmista não consegue conciliar o sono com sua angústia. Ele está acordado, com as mãos estendidas e falando a Deus o que está sentindo. Então relembra o que Deus já havia feito por ele, sua família e todo o povo. Ele começa a entender que Deus é grande e tem poder para ajudar aqueles que necessitam. Ao final do salmo, ele chega à conclusão de que Deus guiou o seu povo no deserto por meio de Moisés e Arão – ou seja, já demonstrou seu amor, que não muda.
Deus ainda age da mesma forma como há milhares de anos. Não importa que tipo de dificuldade você esteja passando, Deus pode fortalecer você por meio de pessoas, circunstâncias ou, como o salmista, de suas próprias recordações do que ele já fez e de experiências vividas com ele. Quando estiver angustiado, fale tudo o que você precisa a Deus, com todo respeito. Conheça a Deus conversando com ele. O Senhor agirá de acordo com seus divinos propósitos e você vai começar a entender o amor de Deus ao perceber tudo o que ele já fez e ainda fará de bom por você. – VS

Um grande problema pode me levar a reconhecer o grande Deus com quem posso contar!

Comentários