PRESENTE DIÁRIO

"RESISTA"

16 de fevereiro de 2018
Leitura Bíblica: Tiago 1.13-15
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo (Gn 4.7).
O escritor Max Lucado disse: “A realidade da tentação é ainda mais certa que a morte, a fome e os impostos”. E, como bem satirizou alguém, as tentações são como gatos de rua – trate bem um deles e, antes que você pisque, ele estará de volta com uma dúzia de amigos!
Todo mundo enfrenta tentações, aquelas situações em que temos de escolher entre agradar a Deus e fazer as coisas do nosso jeito (o que a Bíblia chama de pecado). Quando Jesus estava no deserto (Mt 4.1-11), Satanás não o estava apenas provocando. As opções que ele apresentou a Jesus eram tentações reais e fortes para ele, pois aparentemente lhe ofereciam a chance de cumprir sua missão sem ter de passar pelo martírio na cruz.
Na leitura bíblica de hoje, Tiago afirma que a tentação não vem de Deus, mas dos nossos próprios desejos maus. São eles que nos atraem e nos enganam. No versículo em destaque, Deus adverte Caim, invejoso de seu irmão Abel (e sentindo-se tentado a resolver isso com as próprias mãos), que ele é que deveria controlar seus desejos em vez de se deixar controlar por eles.
Por definição, resistir à tentação nunca será fácil. É preciso sempre estar atento e pedir socorro a quem tem poder para nos ajudar. Não estamos sozinhos nessa luta. Hebreus 2.18 diz: “Tendo em vista o que [Jesus] mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados”. Por isso, olhe para Jesus em vez de se deixar distrair pela tentação. Não a trate como algo inocente, como um gatinho abandonado que precisa de carinho. Cuidado! Afaste-se dela quantas vezes for necessário. E saiba que, mesmo que em algum momento você acabe cedendo, isso não será motivo para desânimo, pois o Senhor está sempre pronto a ajudar você a se levantar de novo. – HSG

“Nenhuma tentação é irresistível… Deus dará a vocês forças para suportá-la” (1Co 10.13, BV).

Comentários