PRESENTE DIÁRIO

''UMA RESPOSTA REVELADORA"

24 de fevereiro de 2018
Leitura Bíblica: Mateus 9.9-13
Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9.12).
Jesus, seus discípulos e um grupo de pessoas de má reputação participavam de uma refeição na casa de Mateus, ex-cobrador de impostos (Lc 5.29). Quando os fariseus viram aquilo, ficaram indignados e foram tomar satisfações. Jesus, ouvindo a pergunta, se apressou em responder, comparando-se a um médico que opta por atender um doente em vez de alguém saudável. Fazia mais sentido conversar com aqueles que tinham consciência de que desagradavam a Deus, e assim podiam chegar ao arrependimento, do que com quem pensava já ter uma vida correta diante do Senhor por causa de sua religiosidade.
A maravilhosa resposta de Jesus demonstra o quanto ele se importa conosco, pessoas doentes e carentes da intervenção de Deus na caminhada da vida. Ela nos revela: a) o caráter de sua missão, que Jesus deixou claro em várias oportunidades. Ao sentar-se à mesa com os desprezados, ele revela todo seu interesse, amor e compaixão por aqueles que precisam de direção, paz e esperança; b) seu poder: Jesus, o “médico da alma”, pode curar e transformar o mais enfermo de todos os homens; c) sua mensagem: ele não veio trazendo uma nova religião, mas sendo “boa nova de grande alegria”. Deus derrama misericórdia e graça; o homem precisa de arrependimento e fé. Religião, qualquer uma, é um esforço do homem para se aproximar de Deus. O evangelho é o contrário: é Deus se fazendo homem, perto de nós!
Ao buscar a convivência com aquelas pessoas, Jesus aponta qual deve ser a atitude de seus seguidores. Não poucas vezes, ele agiu “fora da caixinha”, ou seja, diferente do esquema imposto pela religião. Não quero ser um religioso, mas um seguidor de Cristo e seu imitador, grato pelo seu amor e compaixão, mesmo sendo tão pecador! E você? – MG

Na verdade, todos somos doentes espiritualmente. Já procurou Jesus, o único médico que pode curar você?

Comentários