PRESENTE DIÁRIO

"PRIVILÉGIO"

06 de fevereiro de 2018
Leitura Bíblica: Hebreus 10.19-23
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91.1-2).
No versículo em destaque, o salmista canta sua certeza de abrigo e refúgio em Deus como quem está à sombra de uma fortaleza. Para estar à sombra de alguém ou algo, precisamos ficar bem próximos dessa pessoa ou objeto. Assim, ele conclui que na presença do Senhor há direção, paz, alegria, provisão e realização. O contrário também se aplica: longe de Deus, passamos necessidade! Afastar-se do Senhor é não ter tempo para orar e ler sua Palavra e priorizar outras coisas, e isso nos deixa cansados e exauridos. Pela oração nos aproximamos de Deus e nos abrigamos à sua sombra!
O texto da leitura de hoje fala exatamente do privilégio de ter acesso direto a Deus. Basta recorrer a Jesus, pois ele é o novo e vivo caminho aberto até o Pai! Antes de Cristo, era necessário fazer sacrifícios e ter ajuda de um sacerdote. O acesso a Deus era restrito. Mas quando Jesus morreu o véu do templo (que simbolizava a separação entre Deus e o ser humano) se rasgou. Agora podemos nos achegar a qualquer momento a essa sombra e nada nos falta ali.
Toda verdadeira oração reconhece que o acesso à presença de Deus é um presente dele. Só entramos no Santo dos Santos, que representa a presença de Deus, porque Jesus entrou primeiro, apresentando o sacrifício requerido e cumprindo a justiça perfeita do Pai, substituindo-nos na morte, o único destino que nos cabia. É isto que declaramos toda vez que nos dirigimos a Deus em oração: é pela sua graça que o fazemos!
E o melhor: podemos falar com ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse privilégio é tão precioso que vale qualquer esforço, p.ex. acordar mais cedo. Corra todos os dias para seu abrigo à sombra do Onipotente. Invista em sua vida de oração. Seu lugar à sombra dele, bem pertinho, está garantido por Cristo! – HOM

Orar é um privilégio porque nos coloca ao lado do Pai, protegidos à sua sombra.

Comentários