PRESENTE DIÁRIO

"PERMANEÇA NA FÉ"

12 de março de 2018
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 5.18-26
Os que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e ele neles (1Jo 3.24a).
Nas terras ao leste do rio Jordão, hoje território da Jordânia, habitou, por cerca de sete séculos, um povo diferente de outras nações: não adorava ídolos cujos cultos induziam a práticas imorais e cruéis, como a prostituição e o sacrifício de bebês inocentes. Esse povo diferente confiava no Deus único e verdadeiro, que lhes dera vitória contra seus inimigos, território e fartura de bens ao clamarem por sua ajuda. Eram as tribos israelitas de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés.
Com o passar dos anos, porém, elas foram afastando-se de Deus e acabaram servindo aos deuses falsos dos povos que tinham sido expulsos daquela região. Consequência: os israelitas foram levados para o cativeiro na Assíria, de onde nunca mais voltaram. Séculos antes, Moisés já os advertira (Dt 8.19-20).
A leitura bíblica de hoje faz parte de 1 e 2 Crônicas, que originalmente eram um livro só, com escritos para os hebreus que voltaram da Babilônia, onde estiveram exilados por setenta anos. Quando voltaram, sua terra estava arruinada e havia muito para ser feito para que voltasse a ser uma nação estruturada e consagrada a Deus. Desolado, o povo precisava ser encorajado a continuar crendo em Deus e saber que ele não os abandonara apesar do castigo do exílio. Precisavam de exemplos de vitórias resultantes da confiança em Deus no passado, como tinha sido o caso das tribos de Rúben, Gade e Manassés. Mas também precisavam ser lembrados do seu passado de afastamento de Deus, para não recaírem na idolatria e, assim, na condenação divina.
A mensagem para nós é clara. Talvez você tenha começado com júbilo a caminhada com Cristo. Mas se não cuidar de sua vida espiritual, poderá afastar-se pouco a pouco de Deus, deixando de confiar nele, o que, no final das contas, acabará mal. Você está firme em sua fé? – SVM

Não basta começar bem a vida com Jesus; é preciso manter-se firme nesse caminho até o final.

Comentários