PRESENTE DIÁRIO

"ARMADILHA"

15 de março de 2018
Leitura Bíblica: Juízes 8.22-27
“Eu estarei com você”, respondeu o SENHOR, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.16).
Gideão foi um homem usado por Deus para libertar os israelitas, que estavam sendo oprimidos pelos midianitas. Escolhido a dedo pelo Senhor, ele começou derrubando os altares dos falsos deuses, para os quais o povo havia desviado sua atenção. Também pediu provas a Deus para ter certeza de que Deus realmente queria que ele realizasse aquela tarefa e confirmar que o Senhor o acompanharia. Deus atendeu ao seu pedido e, por meio de Gideão, deu a vitória ao exército de Israel. Porém, depois dessa vitória, Gideão fez algo que se tornou uma armadilha para ele e sua família: confeccionou um manto sacerdotal – que passou a ser adorado e tido como um amuleto de sorte.
Mesmo quando estamos comprometidos com Deus, precisamos estar com os olhos abertos e a mente atenta a todo instante, a fim de não cair em armadilhas que nos desviem da adoração exclusiva ao Senhor. Lembre-se que muitos pequenos passos causam um grande afastamento, por isso é importante ser muito rigoroso consigo mesmo nesse aspecto. Assim, o grande problema é quando essa armadilha vem disfarçada em algo bom. Por exemplo: nasce um filho muito almejado, mas que em pouco tempo passa a ser mais importante do que Deus e o convívio com a igreja. Um novo emprego pode acabar ocupando tanto tempo da pessoa que ela (quase) não tem mais tempo para o Senhor. O jovem passa no vestibular, mas deixa o estudo se transformar em prioridade no lugar de Deus. No namoro ou casamento, um acaba idolatrando ao outro e esperando que este preencha todas suas necessidades emocionais.
Tudo isso é presente do Senhor, mas pode facilmente transformar-se em armadilhas, se lhe dermos mais atenção, afastando-nos, ainda que inconsciente e sutilmente, da presença e adoração ao Senhor. – IG

Peça ao Senhor que abra seus olhos para que você saiba manter cada coisa em seu lugar devido.

Comentários