PRESENTE DIÁRIO

"AUXÍLIO"

 26 de março de 2018
Leitura Bíblica: Números 11.14-17
Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim (Nm 11.14).
Desde o princípio, Deus viu que não era bom que o ser humano vivesse sozinho. Para o primeiro homem, Deus logo se encarregou de criar uma auxiliadora. Assumir tarefas árduas sem ajuda de outros sempre é um desafio muito grande e talvez até superior às nossas forças. Moisés foi escolhido por Deus para conduzir o povo de Israel até a terra prometida. Mas liderar uma nação não é muito simples, ainda mais quando as pessoas estão descontentes. Por isso Moisés apela a Deus por socorro, e este o atende, colocando mais líderes ao seu lado para que o apoiassem.
Trabalho há alguns anos numa comunidade terapêutica para dependentes químicos, e uma das primeiras coisas que me motivou nesse trabalho é o fato de não estar sozinho. Há uma equipe que caminha unida, e isso é maravilhoso. Poder dividir tarefas é algo que todo ser humano precisa. Ninguém é tão autossuficiente que nunca necessite de assistência. Infelizes são aqueles que procuram fazer sozinhos algo para o qual deveriam ter ajuda.
Não sei qual é a sua situação neste momento. Pode ser que você esteja vivendo experiência parecida com a de Moisés. A responsabilidade pesa sobre os seus ombros e você até pensa em desistir. Moisés também estava aflito, e chega a pedir que Deus tire sua vida. Ele estava convicto de que, caso tivesse de continuar sozinho, seria arruinado.
Mas felizmente temos um Deus que nos acode. Em Jesus Cristo, o Senhor nos faz um convite: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Ele sabe que nossas forças são limitadas, mas, sempre que desejarmos, ele mesmo nos socorrerá. Se você se sente sozinho em suas tarefas, quero hoje motivá-lo a orar a Deus para que este coloque ao seu lado pessoas que o auxiliem. E se você tem pessoas que o ajudam, agradeça a Deus por elas, pois estar sozinho nunca foi a melhor opção. – MP

Estar sozinhos pode levar-nos a desistir, mas com o auxílio de outros sempre vamos mais longe.

Comentários