PRESENTE DIÁRIO

"FRÁGIL,MAS ÚTIL"

23 de março de 2018
Leitura Bíblica: 2 Coríntios 4.7-12
Contudo, SENHOR, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro, tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos (Is 64.8).
Na leitura bíblica de hoje, Paulo deixa claro que o seu ministério dependia inteiramente do poder de Deus. Ele declara ser como um vaso de barro que, embora frágil, tem um conteúdo precioso. Jarros, potes e vasilhas de barro quebram-se com facilidade, e por isso custam pouco e são logo descartados. Comparar-se com um vaso de barro foi a forma que ele encontrou então de enfatizar a necessidade do cristão de ser humilde. É o que diz o texto: “para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”. É o Senhor que precisa se destacar!
Esta comparação também consegue expressar o sentido de utilidade. Neste caso, o recipiente é valioso não por causa de seu material, mas pelo seu conteúdo. A vida do cristão tem valor porque Deus habita nele por meio do seu Espírito Santo. Assim, Paulo deixa claro que o mais importante era a mensagem que ele carregava. Dela vinha a sua força para suportar qualquer adversidade. Qualquer pessoa que se submete realmente a Deus tem consciência de ser apenas um vaso de barro, como Paulo. Ela sabe que isso vale também para seu irmão em Cristo, e por isso toma cuidado para não desprezá-lo, pois sabe que o mais importante é a mensagem que tal pessoa leva.
É preciso tomar cuidado para não concentrar a atenção no “vaso”, deixando de compreender o real poder de Deus. Algumas pessoas são como vasos de barro pintados de ouro. Tentam encantar os outros com sua aparência refinada, mas infelizmente sua conduta não corresponde a tanta beleza. No entanto, há aqueles que por fora parecem recipientes velhos, feios ou até lascados, mas quando se verifica o conteúdo, vemos verdadeiros tesouros. Pode ser difícil abrir mão da nossa vaidade, mas se for para destacar a glória de Deus certamente valerá a pena. – HSG

Quanto mais humilde o cristão, mais útil ele será para Deus.

Comentários