PRESENTE DIÁRIO

"MENSAGEIRO DA PAZ"

21 de abril de 2018
Leitura Bíblica: Naum 1.11-15
Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação… (Is 52.7)
Nínive era a capital do poderoso império assírio. Esse povo foi terrível e cruel com seus inimigos e as nações à sua volta, subjugando-os por meio de força e violência, maldade e opressão. O povo de Israel foi destruído pelos assírios e perdeu sua identidade nacional. O reino do Sul – Judá – também sofreu com eles. Por isso, o profeta Naum foi encarregado de proclamar o juízo de Deus contra esse povo perverso, anunciando a iminente queda de Nínive. Mas ao mesmo tempo o Senhor também mandou palavras de encorajamento aos oprimidos, garantindo que faria justiça e os libertaria, como se vê na leitura bíblica de hoje.
Essa realidade não valia somente naqueles longínquos dias. Os poderosos sempre oprimem os mais fracos. Vemos isso em nações que querem dominar outras e não medem esforços para alcançar seus objetivos, mas também em chefes que abusam do poder e ameaçam funcionários; ricos que exploram pobres; adultos que maltratam crianças… E ainda hoje, mesmo quando Deus, em sua sabedoria, permite esses momentos que parecem não ter fim, ele também incentiva, conforta e fortalece por meio de suas promessas.
Tanto Naum quanto Isaías (versículo em destaque) anunciam a vinda de um mensageiro de Deus com boas notícias, alguém que proclamaria a paz. E ele de fato veio: Jesus Cristo é o enviado de Deus para nos animar, encorajar e nos fazer persistir mesmo diante das dificuldades. Ele compartilha essa sua paz conosco: “A minha paz lhes dou” (Jo 14.27)! Andar com Jesus, o próprio Príncipe da Paz, nos capacita a permanecer serenos mesmo em meio a todos os conflitos à nossa volta, pois “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, [guarda] o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.7). – INS

Com Jesus, é possível ter paz em meio às piores lutas.

Comentários