PRESENTE DIÁRIO

"ENCORAJAMENTO"

23 de abril de 2018
Leitura Bíblica: Lucas 22.7-8, 14-15, 31-34
Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões (Ef 2.4-5a)
A leitura bíblica retrata uma cena da última refeição de Jesus com seus discípulos antes de sua morte. Ele está ansioso por este momento com seus amigos, pois sabe que logo ficará sozinho, será traído, torturado e morto. Os discípulos, não entendendo a seriedade da situação, entram em uma discussão imprópria (v.24). Mas Jesus não perde a paciência com eles e explica, com carinho, como o Reino de Deus funciona de verdade. Em vez de repreendê-los, ainda encontra uma palavra de encorajamento – e é nessa categoria que entra também o seu alerta a Simão Pedro, mesmo que à primeira vista não pareça assim.
Ele sabia que Pedro falharia feio nas horas seguintes (v.34). Ainda assim, não o rejeita. Sabe que seu amigo ainda precisa de transformação: “Quando você se converter…”. Observe que ele não diz “se você se converter”, mas “quando”. É maravilhoso que essa confiança de Jesus não valia somente para Pedro, mas também para mim e para você. É só olhar o versículo em destaque: por amor, Deus executa o seu plano por meio de Cristo enquanto o ser humano ainda nem tinha condições de entender e aceitar tudo isso.
Ele também sabia que Pedro não conseguiria evitar o que aconteceria, mas mesmo assim ora por ele! Acho interessante que ele não pediu que Deus impedisse Pedro de pecar (desagradar a Deus), mas que sua fé não enfraquecesse. Não é isso também o que acontece conosco? Quando não conseguimos vencer nossas fraquezas e falhas, facilmente desanimamos. Mas Jesus nos ama apesar disso e se compadece de nós (Hb 4.14-16).
Portanto, se hoje você lutar contra a tentação ou pecar, tenha certeza disso: Jesus não o rejeita, mas ama de forma incondicional e ainda intercede por você (Rm 8.34-35). É ou não é um belo encorajamento para este dia? – DK

Jesus já sabe onde vamos cair, e por isso sempre está a postos, com a mão estendida para nos levantar!

Comentários