PRESENTE DIÁRIO

"SOSSEGO"

 18 de maio de 2018
Leitura Bíblica: Salmo 131.1-3
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas (Sl 23.2).
Houve certa vez um concurso de quadros para retratar a paz. Venceu o artista que pintou a seguinte cena: um pássaro dormindo sossegado em seu ninho, feito na cavidade de uma grande rocha, cercada pelo mar e açoitada pelas ondas. Aquela ave sentia-se segura na rocha, apesar da agitação ao seu redor. Uma outra cena, imaginada pelo grande rei Davi no texto de hoje, compara a alma sossegada a uma criança recém-amamentada que se aquieta nos braços da mãe. Não é este o anseio de todos nós, sobretudo nas horas turbulentas da vida?
Quanto daríamos para nos livrar das nossas angústias e poder desfrutar o sossego íntimo? Qual será o segredo para experimentá-lo? Davi diz que está tranquilo, o que é surpreendente: ele era um rei, com todas as grandes preocupações próprias do cargo. Como poderia ter sossego com tantos desafios governamentais? Com as ameaças externas e internas para derrubá-lo?
Ele diz ter vencido a sua própria soberba, que o levara a correr atrás de grandes feitos, o que significava atrair para si problemas de uma vida agitada. Em vez disto, aprendera a esperar em Deus. Assim, recomenda ao seu povo: “Ponha a sua esperança no Senhor” (v.3a). Da forma como Davi escreve tais palavras, parece que isso foi fácil para ele, mas se olharmos toda sua vida, conforme registra a Bíblia, vemos que ele teve de aguardar vários anos para ser coroado rei. Este foi um tempo de perseguições contra ele, em que, querendo ou não, aprendeu a esperar em Deus, fugindo para o deserto ou se escondendo em cavernas.
Está você atormentado? Se sim, sua saída está no Senhor de Davi, o Deus da paz, a rocha segura, no qual ele aprendeu a esperar. Conhecendo-o, podemos desfrutar profundo sossego em nossa alma. Aliás, algumas características do fruto do Espírito Santo na vida de quem anda com Deus são a paz, a paciência e a mansidão. – SVM

O sossego da alma está ao alcance de quem confia e espera no Senhor.

Comentários