PRESENTE DIÁRIO

"NAZIREU"

24 de maio de 2018
Leitura Bíblica: Números 6.1-8
Aquele que afirma que permanece [em Cristo] deve andar como ele andou (1Jo 2.6).
O texto de hoje explica o que era preciso fazer quando alguém decidia consagrar-se a Deus de um modo especial. Havia proibições alimentares, estéticas e relacionadas à contaminação ritual por meio de cadáveres. Os nazireus eram pessoas separadas; todos podiam visualizar tal consagração.
Creio que o nazireu mais famoso da Bíblia seja Sansão, justamente pela força em seu cabelo (veja sua história em Jz 13-16). Ele, porém, não levou a sério sua condição: não deu atenção às restrições necessárias ao voto (Jz 14.8, 16.16-19) e não se dedicou a Deus.
Hoje, quando uma pessoa entrega sua vida a Cristo, está se consagrando a ele. Esta nova vida traz certas restrições: o cristão vai evitar desagradar a seu Senhor. Porém, nem tudo é tão visível: não é a aparência que mostra que alguém segue a Cristo, mas a transformação efetuada pelo Espírito Santo. As atitudes sim, estas vão demonstrar a fé mais que qualquer aspecto físico. Também há uma separação no sentido de se evitar o mal, mas os cristãos têm de viver em meio a uma sociedade corrupta. E aí pode estar o problema: misturar-se a tal ponto que não se possa distinguir diferença alguma; valorizar tanto o que os outros pensam ou suas próprias ideias que Deus vai ficando de lado, junto com aquilo que ele exige de seus filhos. É agir como o insensato Sansão: negar a seriedade que uma vida consagrada exige. Para o cristão, isso equivale a não valorizar o que Deus fez por meio de Cristo, entregando seu próprio Filho no lugar dos verdadeiros culpados e concedendo vida eterna a quem nele crer.
Quem diz que é filho de Deus deve questionar-se: “As pessoas percebem que consagrei minha vida a Deus? Tenho restringido minhas vontades para agradar àquele que morreu por mim? Tenho honrado a Deus com minhas atitudes ou vivo como quem não o conhece?” As respostas vão mostrar se essa pessoa anda como Jesus ou não! – VWR

Consagração a Deus implica dedicação total e sincera.

Comentários