PRESENTE DIÁRIO

"CONHECIMENTO"

23 de maio de 2018
Leitura Bíblica: Gênesis 3.1-6
Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras (Mt 22.29a).
Este é o início de uma história bem popular: o momento em que Eva é enganada pela serpente e come do fruto proibido. Porém, como em muitas histórias bastante conhecidas, detalhes importantes acabam passando despercebidos por nós.
Em Gênesis 2 encontramos a ordem dada por Deus a Adão: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn 2.16-17). Obviamente, o diabo sabia qual era a ordem de Deus para o ser humano, mas a distorceu quando perguntou a Eva se ela não poderia comer de nenhuma árvore. A mulher, por sua vez, disse que podiam comer de todas, exceto da que ficava no meio do jardim, sendo proibido até mesmo encostar em seu fruto. Observe que Deus não proibiu que tocasse naquele fruto, o que significa que ela também mudou a ordem dada. Diante disso, a serpente termina de contradizer as palavras de Deus ao afirmar que poderiam comer daquela árvore sem risco; pelo contrário: em vez de morrer, se tornariam como o Senhor, conhecedores do bem e do mal.
Talvez o diabo, em sua presunção, tenha acreditado que conseguiria enganar a Jesus como enganou Eva. Afinal, ele conhece a Palavra de Deus o suficiente para distorcê-la e nos confundir, levando-nos a fazer justamente o contrário do que ela diz. Assim, quando Jesus esteve no deserto durante 40 dias, o diabo também lhe apareceu (Mt 4.1-11). Entretanto, sabemos que Jesus resistiu, pois conhecia a Palavra de Deus tão bem que reconheceu as mentiras sutis que o diabo estava usando.
Comer do fruto proibido pode até ter dado algum conhecimento a Eva, mas não aquele de que necessitava. Que destino diferente a humanidade teria se ela tivesse recorrido às palavras de Deus naquele momento de dúvida e tentação! – BB

Conhecer bem a Palavra de Deus é fundamental se quisermos resistir às tentações que nos surgirem.

Comentários