PRESENTE DIÁRIO

"LEVAR VANTAGEM" 

15 de junho de 2018
Leitura Bíblica: Gênesis 19.1-13
Olhou Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito (Gn 13.10a).
O texto de hoje narra o anúncio da destruição de Sodoma e Gomorra, devido à gravidade de seu pecado (tudo o que desagrada a Deus), demonstrada pela atitude dos homens de Sodoma em relação aos visitantes na casa de Ló. Aquele povo era extremamente corrupto: seu objetivo de vida era apenas satisfazer seus desejos impuros. E como Ló, sobrinho do grande patriarca Abraão, foi parar lá?
Quando Deus ordenou a Abraão que deixasse sua terra rumo ao desconhecido, Ló foi com ele. Porém, em certo momento os dois acumularam tantas riquezas, rebanhos e tendas que já não era mais possível viverem juntos num mesmo lugar. Seus pastores começaram a brigar, e foi necessária a separação geográfica. Abraão deu a Ló o privilégio de escolher onde gostaria de morar, e este definiu pela aparência aquela que parecia ser a melhor terra (veja o versículo em destaque). Porém, também escolheu o pior povo: “Os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o SENHOR” (Gn 13.13). Hoje diríamos que ele tentou levar vantagem, mas a consequência de sua escolha foi terrível!
Ló foi salvo devido ao relacionamento de Deus com Abraão; teve de fugir às pressas, deixando tudo para trás (inclusive a esposa). Por medo, foi viver nas montanhas, numa caverna (!), onde foi enganado pelas próprias filhas, que engravidaram dele. Que triste fim para alguém que teve a possibilidade de conhecer o Deus do tio e ser por ele dirigido! Ló seguiu sua própria ambição, que só o levou a perder tudo que tanto valorizava. Acabou escondido, isolado.
Diante de uma escolha como a que ele fez, como agimos? Procuramos levar vantagem, escolhendo o que parece agradável aos olhos, ou buscamos primeiro a direção de Deus? Somente ele conhece o futuro e pode nos orientar da melhor forma! – VWR

As vantagens humanas podem ser agradáveis, mas só as vantagens oferecidas por Deus são eternas.

Comentários