PRESENTE DIÁRIO

"VOLUNTÁRIO"

13 de junho de 2018
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 12.23-38
Todos eram homens de combate e se apre-sentaram voluntariamente para servir nas fileiras (1Cr 12.38a).
A leitura bíblica descreve como era composto o exército que foi a Hebrom para fazer de Davi seu rei. O versículo em destaque deixa claro que fizeram isso espontaneamente, sem serem forçados: eram voluntários.
Em nosso dia a dia, também temos várias oportunidades para atuar desta forma. É um grande benefício para nossa sociedade quando cada um entende o quanto é importante o apoio voluntário: várias instituições e ONGs no Brasil dependem dele, isso sem falar de pessoas que sofrem tragédias. Ações deste tipo lembram o texto de Gálatas 6.9a: “Não nos cansemos de fazer o bem”. Já pude participar de várias atividades voluntárias. A alegria de doar e poder ajudar alguém é algo que só se entende vivenciando, praticando! Ajudamos e somos ajudados; crescemos como cidadãos e também contribuímos para o crescimento da sociedade!
No Brasil, já podemos observar muitas pessoas envolvendo-se com o voluntariado, mas é pouco se compararmos a outros países. Achei muito interessante o que Maria Elena Johannpeter, líder de uma ONG que treina voluntários, disse numa entrevista: “O Brasil está aprendendo que o passivo social é de todos, não só de um setor. O brasileiro é muito solidário, mas quando é solicitado. Em outros países, essa atitude é ativa. O brasileiro ainda é muito passivo, ele espera ser acionado para ajudar”.
Que possamos, como cidadãos brasileiros, ser ativos e solidários em nossa rotina diária! Basta observar atentamente que enxergaremos algo que podemos fazer para ajudar alguém. Não precisamos esperar que outro tome uma atitude: que esta possa partir de cada um de nós! Para quem segue a Cristo e deseja praticar todas as maravilhosas orientações relatadas na Bíblia, não há como ser passivo ou fechar os olhos para a realidade. Que um dia possamos fazer parte de uma sociedade que seja integralmente voluntária! – FAA

Sigamos o exemplo de Cristo, que morreu voluntariamente por quem pensava não precisar dele.

Comentários