PRESENTE DIÁRIO

"TENTAÇÃO"

17 de junho de 2018
Leitura Bíblica: Mateus 4.8-11
…o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor (Mt 4.8).
Desenho animado de minha infância: Andy Panda caminha alegremente, quando vê uma suculenta plantação de maçãs. Detém-se a contemplar a macieira carregada e debruça-se sobre a cerca, olhar embevecido. Junto à árvore, a placa: proibido. Surge alguém a incentivá-lo: uma só, quem vai sentir falta? As frutas estavam verdes? O diabinho as pinta, deixando-as vermelhinhas.
O texto de hoje nos mostra como o inimigo age e como neutralizá-lo.
Jesus veio em missão para, em nome do Pai, retomar o domínio do mundo usurpado por Satanás; sua missão incluía passar pela cruz. Após jejuar por longos dias, estava cansado e com fome; então surge alguém para sutilmente lhe oferecer atalhos. Pode-se interpretar a fala do inimigo assim: “Você não precisa enfrentar a cruz para reconquistar o mundo, basta um simples gesto e eu o dou a você”. Este é o modus operandi do Mal: analisa nossas necessidades, identifica o ponto fraco, nos coloca em circunstâncias favoráveis ao pecado e sugere satisfação imediata – sem informar as consequências.
Como Jesus o neutralizou? 1) Identificou imediatamente a origem da ideia. 2) Não se deteve a contemplar o que lhe era mostrado nem deu asas à imaginação, a fantasiar como seria experimentar o que lhe era oferecido. 3) Baseou-se nas Escrituras profundamente arraigadas em seu coração. Sabia muito bem o que era mau, e rapidamente detectou o que não lhe servia. 4) Matou a ideia no nascedouro, cortou a conversa pela raiz. 5) Repreendeu o Maligno. 6) Permitiu-se depender do Pai para suprir suas reais necessidades. 7) Não se gabou; desceu do monte e prosseguiu naturalmente sua missão.
A tentação sempre se baseia nos desejos do nosso coração. É preciso aprender com Jesus a desarmar a armadilha embutida nas aparentes vantagens. – MHJ

É tolice tentar obter satisfação fora da vontade do Pai, que tem os melhores planos para nós.

Comentários