PRESENTE DIÁRIO

"MUROS E CERCAS"

08 de junho de 2018
Leitura Bíblica: Salmos 127.1-2
Se não é o SENHOR que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda (Sl 127.1b).
Resido em uma cidade onde predomina a cultura de morar em condomínio. O número aqui chega a mais de uma centena. Ao passar entre esses conjuntos protegidos por muros e cercas elétricas, vieram-me à memória os relatos bíblicos de cidades fortificadas com suas muralhas e sentinelas. Essa sempre foi a preocupação do homem: viver em segurança com sua família, distante das atrocidades do mundo lá fora.
Nessa canção, o salmista Salomão reflete sobre o que um peregrino, a caminho de Jerusalém para as festas anuais, observava durante seu trajeto. A cidade ficava em cima de um monte, e era fácil de defender em caso de ataque. Os próprios judeus tinham tido dificuldade para conquistá-la durante a ocupação de Canaã – nem mesmo Josué conseguiu essa façanha, a ponto de os moradores locais, os jebuseus, dizerem que até cegos e aleijados podiam defendê-la. Só Davi finalmente obteve sucesso, e tratou de reforçar ainda mais a cidade, fazendo dela uma verdadeira fortaleza. Ainda assim, Salomão diz que tudo isso não passava de pseudossegurança humana, que sem Deus não tem nenhum valor.
Vivemos em um mundo que almeja obter paz e segurança definitivas. Em toda história da humanidade, os muros se fazem presentes para oferecer proteção contra o ataque de algozes e inimigos. Esse salmo nos dá a real evidência de que, por mais que gastemos todos os nossos recursos nisso, se Deus não proteger, todos os investimentos serão em vão. Quem guarda e livra do mal é o Senhor, que coloca seus anjos como sentinelas ao redor daqueles que o temem (Sl 34.7). Nos braços do Senhor, dormimos despreocupados de quaisquer ataques que possam vir. Qualquer outra tentativa de se valer de suas próprias forças, recursos e inteligência certamente não terá êxito. Deus é quem cuida de você. – EGO

Só Deus é o protetor perfeito, sempre alerta e nunca cansado (cf. Sl 121.4).

Comentários