PRESENTE DIÁRIO

"RESGATADOS"

07 de julho de 2018
Leitura Bíblica: Êxodo 30.11-16
[Cristo Jesus] se entregou a si mesmo como resgate por todos (1Tm 2.6a).
A realização de contagem da população já existia na Antiguidade. Naquela época, cada povo queria saber quantos homens tinha em condições de lutar para as frequentes guerras que travavam, ou seja, ver como estava seu poder. Hoje, censos são usados pelos governos para obter muito mais informações sobre seu povo: economia, saúde, educação, saneamento, trabalho – dados que retratam o país e ajudam no desenvolvimento de políticas públicas. Já participei de censos, mas até hoje nunca precisei pagar nada para responder às perguntas feitas pelo recenseador. No texto de hoje, vimos que havia um resgate a ser pago por cada vida contada. Não importava a condição social dos recenseados: todos pagavam o mesmo valor. A vida tinha um preço – e era a própria pessoa que teria de arcar com este custo.
Este texto me fez lembrar de outro preço pago como resgate. Um para o qual ninguém teria dinheiro suficiente, nem mesmo poderia fazer algo que pagasse sua dívida. O resgate foi pago com o sangue de Cristo derramado na cruz (Ef 1.7). Foi exatamente para isso que ele deixou sua glória e veio ao mundo (Mt 20.28). Sempre que alguém compreende o significado do que Cristo fez e se arrepende de seus pecados (tudo o que desagrada a Deus), e então decide abandoná-los para voltar-se para o Senhor, entregando sua vida a ele, essa pessoa recebe um carimbo de “pago”. Não há mais dívida: tudo foi perdoado! Não há mais preço a pagar, pois Cristo já fez isso em nosso lugar (Gl 3.13a): quem merecia estar naquela cruz era a humanidade, não o Filho de Deus!
E você, pode afirmar com convicção que sua vida já foi resgatada por Cristo? Você valoriza o preço pago por ela? Tem noção do seu real custo – a vida do próprio Jesus, sem pecados, dada em favor dos verdadeiros culpados? O resgate já foi pago; se hoje fosse feito um “censo espiritual”, seu nome estaria no Livro da Vida? – VWR

Ao pagar o resgate por nós, Jesus já sabia que nunca poderíamos lhe retribuir. Mesmo assim, não desistiu!

Comentários