PRESENTE DIÁRIO

"VALOR"

01 de julho de 2018
Leitura Bíblica: Marcos 8.34-38
…que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36)
Não faz muito tempo uma velha guitarra queimada foi leiloada por pouco mais de 1 milhão de reais. Uma guitarra da mesma marca e modelo, em bom estado, pode ser encontrada na internet por menos de R$ 2.500,00. É que essa tal guitarra foi queimada por Jimi Hendrix, e alguém se dispôs a pagar a tal fortuna porque lhe atribuiu um valor ainda maior. Um preço é uma grandeza objetiva, mas o valor não; alguém só paga R$ 500,00 por uma blusa se na sua mente ela valer mais que o preço pedido. A vida oferece muitas coisas para as quais cada um deve definir um valor e, consequentemente, o preço que se dispõe a pagar.
Estes conceitos estão implicados na leitura de hoje e resumidos no verso em destaque. É necessário primeiramente dar-se conta da condição pavorosa de desesperança do ser humano caído. Cada um de nós ousou viver à revelia do Criador – e continua a fazê-lo a cada má escolha. Não há como escapar das consequências! Mas Deus, em Cristo, sofreu sobre si mesmo a condenação que era nossa, e oferece restauração. A única maneira de obter reconciliação é reconhecer em Jesus o próprio Deus encarnado, e a ele se submeter – tornar-se seu discípulo (aluno) para com ele aprender a ser gente como fomos criados para ser. No entanto, tornar-se discípulo de Jesus tem um preço: rendição incondicional. Veja o verso 34: negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Jesus.
Muitos rejeitam essa oferta por querer “aproveitar a vida”. Há tanta coisa que o mundo oferece… não querem perder. Atribuem mais valor a essas coisas (enganosas e com prazo de validade) do que à própria alma. Entendo que, ao falar em alma, Jesus se referia à vida que ele oferece; não apenas para após a morte, mas para o agora também: caminhar com Cristo ensina a viver bem, sem depender de brilhos falsos e passageiros. Mundo ou Jesus? Resta a cada um definir em seu coração o valor de cada uma dessas opções. – MHJ

Seguir a Jesus tem preço. A vida sem ele também. O que terá mais valor para você?

Comentários