PRESENTE DIÁRIO

"ANSIEDADE"

02 de julho de 2018
Leitura Bíblica: Mateus 6.25-34
Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma (Sl 94.19).
Além da minha atuação à frente de uma igreja, exerço uma profissão em que trato de pessoas com doenças psíquicas, mentais ou emocionais. Às vezes somos procurados por pessoas que sofrem com sintomas perturbadores e julgam estar enlouquecendo ou perdendo o juízo. Muitas apresentam “transtorno de ansiedade generalizada”, e quase sempre ficam perplexas, embora um tanto aliviadas, quando lhes apresento o diagnóstico. Muita gente pensa que ansiedade é coisa simples, banal e não necessita de cuidados específicos.
Ansiedade pode ser definida como incerteza aflitiva, desejo ardente, insegurança, estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (físicas). Tudo isso pode gerar situações desagradáveis, reais ou não. A Bíblia registra que “o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Pv 12.25). A ansiedade generalizada pode afetar o sono (perturbação, interrupção e insônia) e o apetite (para mais ou para menos), causar medo apavorante ou pânico.
Na leitura bíblica de hoje, o Senhor Jesus não estava querendo ensinar que há pessoas que não sofrem de nenhuma ansiedade. Antes, ele deseja mostrar que não devemos nos deixar controlar por ela, a ponto de permitir que cause inquietações que tragam males dia após dia. Se buscarmos em primeiro lugar a Deus e a sua vontade, temos a promessa de que o Senhor suprirá o que precisarmos para viver – coisa que ansiedade nenhuma é capaz de fazer.
É bom lembrar que nem o próprio Filho de Deus ficou livre de sofrer angústia, até com sabor de morte (Mt 26.37). Mas o melhor de tudo é que o ansioso pode e deve ser curado e liberto desse estado. Para isso, é preciso crer, entregar e confiar nas possibilidades de Deus. Não ignore sua ansiedade: reconheça-a, entregue-a a Deus e receba o conforto que só ele pode dar (versículo em destaque). – EA

“Retorne ao seu descanso, minha alma, porque o SENHOR tem sido bom para você!” (Sl 116.7)

Comentários