PRESENTE DIÁRIO

"QUANTO TEMPO?"

16 de julho de 2018
Leitura Bíblica: Salmo 90.2,4-6,10,12
Sara viveu cento e vinte e sete anos (Gn 23.1).
Sabemos que Sara gerou Isaque com cerca de 90 anos (Gn 17.17) e viveu até os 127. Logo, teve quase quatro décadas ao lado do filho tão esperado. É lógico que ela não sabia disso, senão poderia ter agido de modo diferente, deixando de lado escolhas erradas geradas por ansiedade e falta de fé…
Também não conhecemos quanto será nosso tempo de existência. Se soubéssemos, a vida seria previsível, até certo ponto bem sem graça. Planejaríamos tudo conforme nosso vigor e desejo, depois deitaríamos esperando a morte chegar. Não haveria sobressaltos e, cá para nós, vida sem surpresas perde muito a emoção!
No v.10 do texto de hoje lemos que a vida passa voando. Ando assustado com o tempo e sua velocidade. Todos os dias surgem pensamentos como: há tanto a realizar, tanta gente para amar, tantos cursos e trabalhos para fazer… Isso é garantido: o tempo é certeiro e não pede licença para passar. Ele apenas passa e não pergunta se precisamos voltar atrás e reparar algo esquecido. Ele não se importa se fizemos ou deixamos de fazer algo. Sua função é correr, seguir em frente. Ele não dialoga, apenas acontece. Enquanto isso, precisamos agir: fazer a vida acontecer junto dele, simultaneamente.
Vale ressaltar que somente encontraremos sentido nisso tudo quando vivemos da forma como Cristo nos aconselhou. O autor de Eclesiastes nos ensina que “não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive” (Ec 3.12). Sabemos que consagrar-se a Cristo e estar com ele é felicidade e servi-lo é fazer o bem. Isso é aproveitar a vida!
A lição que fica é que todos nós nos apressemos em entender quais são as vontades e caminhos que Deus tem para que trilhemos no presente e, cientes disso, que os vivamos enquanto há tempo. Peço que Deus nos ensine a contar e viver bem nossos dias para sermos ativos enquanto temos vigor. – GAA

Não importa a quantidade de anos: que sejam bem aproveitados ao lado de Deus.

Comentários