PRESENTE DIÁRIO

"DESERTO"

25 de agosto de 2018
Leitura Bíblica: Isaías 40.1-5
[O SENHOR] transforma o deserto em açudes e a terra ressecada, em fontes (Sl 107.35).
Já lhe aconteceu de sentar para ler a Bíblia sem um pingo de vontade? De mau humor? Sabendo que muita coisa na sua vida precisa mudar, mas você simplesmente não tem forças nem vontade para tomar as atitudes necessárias? Eu estava assim, e falei isso para Deus em oração: “Senhor, sei que eu preciso mudar isso e aquilo, e não estou querendo. Minha mente sabe que estou errada, mas meu coração não está querendo acompanhar. Por favor, me perdoa por ser tão cabeça dura. Se achares que vale a pena falar comigo nessas condições, então faça isso também hoje, quando eu for ler a tua Palavra”. O problema do meu coração continuava lá, mas ao menos tive um pouco mais de ânimo para abrir minha Bíblia, apesar de saber que provavelmente levaria mais um puxão de orelhas. E então cruzei com o texto da leitura bíblica de hoje.
Como Deus pode falar desse jeito tão carinhoso com seu povo (ou comigo)? Os israelitas (e eu) desagradaram Deus dia após dia, desprezando o cuidado dele, seus mandamentos, seu amor, voltando-se para os deuses de pedra dos povos vizinhos e fazendo o que bem entendiam. Mesmo assim, o Senhor diz ao seu povo (e a mim): “Encorajem a Jerusalém, porque seus pecados já estão pagos”.
O Senhor não espera que esteja tudo bem conosco para nos encorajar. Ele demonstra sua graça mesmo quando nosso coração está duro e seco – como no deserto mencionado no v.3. Ele apenas quer ter um caminho aberto para passar com sua graça. Quando alguém encontra disposição para isso, também os versos 4 e 5 se tornam realidade: os altos e baixos tão difíceis da vida não atrapalham mais; os obstáculos são superados, e o poder e a glória do Senhor brilham com força na vida diária. E assim o deserto deixa de ser árido e sem graça. Ainda preciso mudar aquelas atitudes ruins em mim, e sei que vai ser difícil, mas o que o Senhor promete, ele cumpre. – DK

Nem mesmo um deserto é seco demais para que o amor de Deus dê frutos.

Comentários