PRESENTE DIÁRIO

"LIGAÇÕES PERIGOSAS"

14 de agosto de 2018
Leitura Bíblica: Juízes 3.1-6
[Os israelitas] tomaram as filhas [dos cananeus, hititas, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus] em casamento e deram suas filhas aos filhos deles, e prestaram culto aos deuses deles (Jz 3.6).
D eus prometeu que o povo de Israel receberia um território para ali viver, só que este já estava ocupado por outras nações. Então, antes mesmo da conquista de Canaã, o Senhor ordenou aos israelitas: “Entregarei em suas mãos os povos que vivem na terra, os quais vocês expulsarão de diante de vocês. Não façam aliança com eles nem com os seus deuses. Não deixem que esses povos morem na terra de vocês, senão eles os levarão a pecar contra mim, porque prestar culto aos deuses deles será uma armadilha para vocês” (Êx 23.31b-33). Entretanto, sabe o que eles fizeram? Caíram na armadilha! Em Jz 2.1-3, Deus explica que cumpriu sua promessa de libertá-los da escravidão e trazê-los para Canaã, mas questiona: “Por que vocês não me obedeceram?” (v.2b). Ele foi fiel, mas seu povo não. Além disso, no texto de hoje lemos que eles permitiram que acontecessem casamentos entre israelitas e estrangeiros. Por causa dessas ligações perigosamente íntimas, os israelitas começaram também a prestar culto aos deuses deles, abandonando o Deus vivo e verdadeiro. Houve um grande declínio espiritual, bem retratado nestas palavras: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 17.6). Israel não reconhecia que seu Rei era o próprio Deus nem seguia suas ordens.
Deus advertiu o seu povo para que não estabelecesse alianças e ligações comprometedoras com quem não tinha compromisso com ele, mas eles não obedeceram e sofreram as consequências disso. E hoje, temos dado ouvido às orientações divinas expressas em sua Palavra? Deus é quem sabe o que é melhor para nós. Lembre-se: a obediência a Deus evita consequências desastrosas! – MM

Se o Senhor é nosso Rei, devemos obedecê-lo e evitar qualquer ligação perigosa que possa nos afastar dele.

Comentários