PRESENTE DIÁRIO

"AO SENHOR"

19 de agosto de 2018
Leitura Bíblica: Colossenses 3.20-23
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (Cl 3.23).
Certamente as relações humanas são belas e emocionantes; ao mesmo tempo, são complexas e delicadas. Elas são complicadas porque o homem é assim! Hoje, cada vez mais vemos pessoas brigando por seus direitos e vantagens, não se importando com seu próximo: para mim, os privilégios; para os outros, os deveres. Temos até facilidade em estabelecer regras de conduta, desde que os outros as cumpram. Prestar contas para alguém, nem pensar. Isso é opressão. Da mesma forma, submeter-se a hierarquias está fora de cogitação. O grande problema é que esta filosofia de vida não se encontra apenas na sociedade secular: está infiltrada também entre os cristãos.
No texto de hoje, Paulo orienta os colossenses sobre diferentes esferas de relacionamentos. Começa com a família: já antes havia falado sobre maridos e esposas; trata então de pais e filhos. Finaliza ainda com o modo de agir de empregados e patrões, num contexto em que a legislação trabalhista nem sequer havia sido instituída, ou seja, havia escravos e senhores.
Em qualquer uma dessas situações, a orientação de Paulo é que o temor ao Senhor deve ser o critério que norteie o comportamento de qualquer pessoa, seja do marido ou da esposa, dos pais ou dos filhos, do patrão ou dos empregados. Muito mais do que lutar por seus direitos e exigir que os outros cumpram os seus deveres, Paulo exorta que tudo seja feito como se fosse para o Senhor – com certeza, uma mudança de foco radical para qualquer tipo de ação direcionada ao próximo.
Isto não significa que qualquer relacionamento seja fácil ou que não haverá mais dificuldades. Quer dizer que podemos olhar para tudo isso com uma nova perspectiva. Além disso, o Senhor a quem todos os cristãos devem agradar com seus relacionamentos lhes dará forças para cumprirem a sua vontade. – CK

O temor ao Senhor deve ser a regra principal em qualquer ato ou relacionamento de quem vive com ele.

Comentários