PRESENTE DIÁRIO

"FAIA FEIO"

11 de agosto de 2018
Leitura Bíblica: 1 Samuel 15.1-23
A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria (1Sm 15.23a).
D eus havia ordenado ao rei Saul, por intermédio do profeta Samuel, que ele deveria acertar as contas com os amalequitas, pois eles haviam atacado o povo de Israel quando este saía do Egito. A ordem era para exterminá-los totalmente, inclusive os animais deles. Só que Saul e seus soldados desobedeceram a Deus, poupando o rei e o melhor do gado. Confrontado pelo profeta Samuel, Saul tentou justificar o injustificável, dizendo: “Mas eu obedeci ao SENHOR! Cumpri a missão que o SENHOR me designou. Trouxe Agague, o rei, mas exterminei os amalequitas”. Depois responsabilizou os soldados por tomarem ovelhas e bois do despojo, alegando quererem sacrificá-los ao Senhor seu Deus (vs.20,21). Entretanto, não era isso que Deus queria, e a resposta do profeta foi que o Senhor quer, antes e acima de tudo, obediência às suas instruções. Sacrifício nenhum pode substituir isso. A partir desse ponto, a trajetória da vida do rei Saul só foi para baixo, até mais tarde ele morrer com três de seus filhos numa batalha contra os filisteus.
Nosso relacionamento obediente ou não a Deus é um modelo para as relações entre pais e filhos. Infelizmente, hoje em dia os pais não dão muita importância à desobediência e rebeldia de seus rebentos. Há aqueles que deixam as crianças fazerem o que bem querem, sem estabelecer limites ou direções a seguir. No entanto, ao permitir que os filhos sejam rebeldes e desobedientes, os adultos estão sendo coniventes com esse comportamento, que, como diz o versículo em destaque, é considerado igual aos pecados de feitiçaria ou idolatria, por substituir a autoridade legítima por outra qualquer.
Portanto, não faça como o rei Saul, nem como muitos pais hoje em dia. Aprenda a não admitir a rebeldia nem a desobediência de seus filhos, e com isso estará cooperando com Deus para o seu próprio bem-estar e também o de seus filhos. – MM

Permitir que os filhos sejam rebeldes é como incentivar a feitiçaria na vida deles.

Comentários