PRESENTE DIÁRIO

"DESCULPA"

13 de setembro de 2018
Leitura Bíblica: Levítico 10.1-3;16-18
O sacerdote que oferecer o animal o comerá em lugar sagrado, no pátio da Tenda do Encontro (Lv 6.26).
Será que a falta de costume em praticar o que agrada a Deus ameniza nossa culpa quando lhe desobedecemos?
Nos capítulos anteriores à leitura bíblica de hoje, o serviço dos sacerdotes é descrito em pormenores. Deus foi bem específico – e mesmo assim eles não cumpriram à risca o que foi ordenado. Poderíamos pensar que tudo era muito novo para eles, que eram muitas regras para decorar e eles ainda não estavam habituados com suas tarefas. Porém, os relatos demonstram que para Deus isso não era desculpa. Nadabe e Abiú foram insensatos e rebeldes: resolveram “inovar”; foram punidos de forma exemplar porque deveriam ter sido exemplo, honrando a santidade divina! Nada justificava sua atitude. Eleazar e Itamar tinham acabado de perder seus irmãos! Mesmo assim, foram repreendidos por Moisés porque não cumpriram o que está registrado no versículo em destaque. Fizeram quase tudo certo – só que “meia obediência” não vale para Deus. Eles teriam de estudar mais seus deveres e prestar muita atenção ao executá-los para não desobedecer a Deus novamente.
Também poderíamos ter várias desculpas para nossas más atitudes – só que elas não são aceitas por Deus. Pecado é pecado, não importa o que nos levou a cometê-lo. Ofendeu a Deus e nos distanciou dele. Nem dizer que pecamos porque somos pecadores justifica algo. Se cremos em Cristo, podemos nos arrepender e ser perdoados. Os cristãos devem buscar agradar a Deus em tudo, e isso inclui evitar ao máximo o pecado. Não é fácil, por isso precisam dedicar-se ao estudo da Palavra e à oração para obedecer a Deus e deixar seus maus desejos de lado.
Nada nos autoriza a brincar com Deus! Suas regras são claras e estão expostas em sua Palavra – nossa tarefa é apreendê-las e praticá-las, sem buscar desculpas ou “jeitinhos” para fazer o que nos agrada. O foco tem de ser Deus, não nossos argumentos! – VWR

A justiça de Deus obriga a obedecer-lhe; o amor ao Senhor ajuda a fazer isso de bom grado.

Comentários